Itacaré adere ao Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar

Itacaré deu mais grande passo na busca do desenvolvimento rural e sustentável e volta a ocupar um lugar de destaque no cenário agrícola da Bahia. O secretário de Desenvolvimento Rural do Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinou nesta quarta-feira a Portaria Número 45 confirmando a adesão do município ao Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF).

O programa tem o objetivo de cooperar, no âmbito local, com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, para implantação, execução e gestão de políticas, programas, projetos e ações com foco na promoção do desenvolvimento rural sustentável e solidário. Dentre as ações do SEMAF estão a oferta de assistência técnica e extensão rural, regularização fundiária, disponibilização de insumos produtivos, implantação de infraestrutura rural, apoio para acesso ao mercado tradicional e institucional e a implantação da agroindústria familiar.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anísio, comemorou a iniciativa e reafirmou que o SEMAF é um importante programa de apoio e incentivo à agricultura familiar, que vem se somar a várias outras ações que já vem sendo desenvolvidas no município visando o desenvolvimento rural. De acordo com ele, a adesão de Itacaré ao SEMAF é mais um ponto positivo para a agricultura familiar, principalmente no que se refere à comercialização, agroindustrialização e fortalecimento da cadeia produtiva no município.

O SEMAF é considerado como uma porta de acesso à cesta de serviços, para que as políticas públicas aconteçam em prol do desenvolvimento dos agricultores e agricultoras familiares. “Não temos dúvidas que a agricultura familiar é um importante segmento da economia de Itacaré e precisa ter um olhar diferenciado. E a cada dia temos buscado cada vez mais parcerias, apoios, financiamentos e investimentos na agricultura familiar. Paralelo a isso, temos buscado melhorar as condições das estradas e oferecer serviços mais eficientes na zona rural para garantir uma melhor qualidade de vida às crianças, jovens, ao homem e a mulher do campo”, complementou Antônio de Anízio.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui