Itabuna: Usuários dos CAPS são encaminhados ao mercado de trabalho

Itabuna: Usuários dos CAPS são encaminhados ao mercado de trabalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Itabuna estão sendo beneficiados com parcerias firmadas com a Escola Profissionalizante de Itabuna e algumas empresas da região para oferecer capacitação e emprego àqueles pacientes que já podem ser reinseridos no mercado de trabalho, após o tratamento. Três pacientes do CAPS já estão trabalhando com carteira assinada e todos os benefícios previstos em lei. A meta é ampliar o número de contemplados.

Outros pacientes iniciaram cursos na Escola Profissionalizante e no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) também visando o mercado de trabalho. De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, Adriana Emídio, a escolha dos cursos e dos cargos é feita com base no que cada paciente gosta de fazer ou já sonhava seguir na vida profissional.

A coordenadora destaca que a equipe de assistência social do CAPS foi muito bem recebida ao iniciar a procura das empresas para explicar o projeto, que acabou iniciado imediatamente. “Hoje monitoramos o trabalho deles nas empresas, que tem ocorrido muito bem”, disse Adriana, comentando que os empresários interessados em participar do projeto de reinserção social de pacientes do CAPS podem procurar a coordenação dos CAPS na Secretaria da Municipal Saúde, na Rua Barão do Rio Branco, no Alto Mirante.

Reinserção e afeto familiar

Também para promover a reinserção social, o afeto e o carinho entre as famílias, o CAPS realiza nesta sexta-feira, 8, as atividades comemorativas pelo Dia dos Pais. No CAPS-Álcool e Drogas (AD) acontecerá uma feijoada para os pacientes e os pais. A 1ª FeijoCaps- AD começa as 12 horas.

Já no CAPS II, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), será apresentado o Projeto Alegria de Viver Peça Teatral: “Rapunzel” para os pais e a comunidade. O evento acontece no espaço do CREAS, no Jardim Grapiúna (em frente ao Tiro de Guerra), às 14 horas. A peça é uma adaptação da terapeuta ocupacional Sônia Céu, conta com atuação dos pacientes e é dirigida pelo Educador Físico Ednor Monteiro.

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

________________

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui