Itabuna: Tuberculose é tema de curso para profissionais municipais da Saúde

Itabuna: Tuberculose é tema de curso para profissionais municipais da Saúde

Desde ontem, 150 servidores de quatro unidades de saúde do município, participam de um curso de capacitação sobre tuberculose. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). O curso terá quatro módulos, com um total de 30 horas/aulas e está acontecendo na Escola Técnica de Enfermagem de Itabuna (ETEI), com apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através do Programa Educação pelo Trabalho (PET), e da 7ª Diretoria Regional de Saúde (Dires).

Para a preceptora do PET, a enfermeira epidemiológica Aureilda Vilas Boas, a Prefeitura de Itabuna está melhorando a qualificação dos servidores da Secretaria da Saúde para que exerçam com maior segurança as ações preventivas e de diagnóstico nas quatro unidades referenciais para a tuberculose da rede municipal de Saúde. “Depois dessa capacitação, os profissionais da saúde terão uma melhor condição para detecção precoce, prevenção, vigilância e busca ativa dos doentes faltosos ao tratamento., explicou Aureilda.

A coordenadora municipal do PACS/ PSF, Margarida Amorim, explica que, com a capacitação, a Secretaria Municipal de Saúde está cumprindo a pauta de qualificação dos servidores da pasta. “Estamos trabalhando para a melhor qualidade das ações do Departamento de Atenção Básica. Com as parcerias institucionais se qualifica as políticas públicas de acompanhamento e tratamento da tuberculose no município”, observou Margarida.

Os servidores que recebem a capacitação, que vai até o dia 17, são agentes comunitários de Saúde, enfermeiros e profissionais dos Programas Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família (PAC/PSF) e da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, ligados às unidades de saúde Alberto Teixeira Barreto, no Califórnia; José Edites dos Santos, no São Caetano; Roberto Santos, no Santo Antônio; e Möise Hage, no Lomanto

_______________

Prefeitura de Itabuna

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui