Em uma ação conjunta das secretarias municipal e estadual de Saúde (SMS e Sesab) a partir desta terça-feira três carros fumacê da Secretaria de Saúde da Bahia começam a aplicar inseticida nos 25 bairros de maior notificação de casos de dengue em Itabuna. Os carros fumacê fazem parte do plano de contingência definido pela SMS e Sesab, em razão do aumento nos números da dengue na cidade e devido à ameaça da chikungunya. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde registra 2.996 notificações da doença com a confirmação de 134 casos pelo Laboratório Central do Estado – Lacen.
Desde o inicio do ano que as ações de combate a dengue no munícipio têm sido reforçadas. Nesta segunda-feira a Sesab mandou uma equipe técnica ao município para instalar um laboratório anexo à Unidade de Pronto Atendimento da Dengue e Chigunkunya, no antigo Sesp, e capacitar a equipe de biomédicos da Secretaria Municipal da Saúde. Outro reforço foi a contratação de mais 65 agentes de combate às endemias, dos quais 54 já foram incorporados ao trabalho de campo.
Diariamente o Pronto Atendimento, que é unidade referenciada para a rede de unidades básicas de saúde, atende média de 100 pacientes com sintomas da doença. “Passamos a atender das 7 às 19 horas e também nos finais de semana e feriados”, afirma a gerente da UPA da Dengue, enfermeira Tatiana da Silva, acrescentando que após triagem o paciente é encaminhado para o atendimento médico e realiza exame de sangue na unidade. Segundo a enfermeira somente em casos específicos o médico solicita a observação do paciente e a hidratação.
Foi por este procedimento padrão que passou o eletricista José Carlos Britto dos Santos, que chegou a unidade com sintomas da dengue, mas felizmente não foi diagnosticado com a doença. “Na quinta-feira passada tive muita febre e coceira na barriga, com a formação de bolhas, além de fortes dores nas articulações. O médico me diagnosticou com um tipo de herpes e me encaminhou para o local de tratamento. Aqui fui bem atendido desde a triagem até o atendimento médico e recebi todas as orientações necessárias ao tratamento”, observou.
Fonte: Prefeitura de Itabuna