Itabuna tem terceiro maior índice de dengue do Brasil

Um estudo feito pelo Ministério da Saúde coloca Salvador e mais outras nove cidades baianas em estado de alerta no combate ao mosquito. Em Feira de Santana, o número de casos preocupa as autoridades. “Nós já estamos enfentando uma epidemia. São pelo menos 60 casos já confirmados”, informou Amarry Morber, chefe da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab_ não confirma o surto de dengue em Feira de Santana, mas considera a cidade como uma das 10 em situações de alerta, junto com Salvador, Jequié, Guanambi, Teixeira de Freitas, Brumado, Canarana, Manoel Vitorino, Taque Novo e Itabuna, município que registra 27% de infestação pelo mosquito, maior número do estado e terceiro maior índice do Brasil. Em 57 bairros de Itabuna, apenas dois não tiveram casos da doença. Já foram registrados 221 casos de dengue no município neste ano.

Verbas

O Ministério da Saúde anunciou, no dia 8 de fevereiro, a liberação de R$ 13,2 milhões para as ações de combate à dengue na Bahia. Os recursos são destinados ao aprimoramento das medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Segundo as informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o recurso será destinado a todos os 417 municípios baianos. Ao todo, o Governo Federal repassou verba de R$ 173,2 milhões para diversas regiões do país.

Em 2012, 72 mil casos da doença foram notificados na Bahia, o que representa um aumento de mais de 30% com relação ao ano anterior, informou o Ministério da Saúde.

Após repassadas as quantias, os municípios terão de cumprir algumas metas estipuladas pelo MS, como comprovar os números suficientes de agentes de combates a endemias, garantir a cobertura das visitas domiciliares dos agentes, adotar mecanismos para a melhoria do trabalho de campo; realizar o Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa); assim como notificar os casos graves suspeitos de dengue.

 

G1-BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui