Itabuna: “Sul da Bahia em Ação” propõe união das entidades

Itabuna: “Sul da Bahia em Ação” propõe união das entidades

Com o objetivo de criar uma rede empresarial em Itabuna e região, empresários e representantes de várias entidades estiveram reunidos nesta segunda-feira, 17, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI. Segundo o empresário Ronaldo Abude, o encontro foi o primeiro passo para esclarecer a proposta do Grupo “Sul da Bahia em Ação”, que visa a unificação dos grupos representantes na sociedade em torno da resolução de problemas em comuns.

Em fase de criação, o projeto é inspirado no modelo desenvolvido no estado do Espírito Santo, que objetiva a elaboração de projetos de melhoria nas áreas de infraestrutura, logística, segurança, mobilidade urbana, educação, saúde, dentre outros. A iniciativa tende ainda, ajudar as associações a se organizarem como instituições, propor a elaboração de um planejamento estratégico, com visão, missão e valores, e, a partir disso, buscar um alinhamento articulado através dos princípios e valores em comuns.

Segundo Abude, a ideia parte de uma inquietação de um grupo de empresários itabunenses diante da falta de estratégias para atrair investimentos e solucionar os grandes entraves que impedem o crescimento de Itabuna e de demais cidades circunvizinhas. “Não adianta querer promover mudanças em nossa sociedade sem estratégias bem definidas e delineadas. Por isso, precisamos ajudar as associações a estruturar seus códigos de ética, princípios e valores, para, a partir daí, desenvolver projetos que venham beneficiar a comunidade em geral”, explicou.

Os empresários aprovaram a iniciativa do Sul da Bahia em Ação, tendo em vista a grande necessidade de organização das entidades para fomentar o desenvolvimento na região. O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Comércio de Itabuna – Sindicom, Eduardo Carqueija, que também é diretor da ACI revela que “é o único caminho para que venhamos ser respeitado como cidadão e sociedade civil. Por isso, a importância de consolidar os laços entre as instituições e os sentimentos em comuns”, avaliou.

Representantes

O encontro contou com a presença de representantes de vários segmentos econômicos. Entre eles, a Associação dos Produtores de Cacau – APC, Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna e Ilhéus, Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia, Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia – Ampesba, Associação das Micro e Pequenas Empresas de Itabuna – Apemi, Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis (ABIH), Sindicato Rural de Ilhéus, Sindicato das Indústrias de Informática de Ilhéus, Sindicato do Comércio de Ilhéus e Associação do Turismo de Ilhéus.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui