A Secretaria de Saúde de Itabuna se comprometeu a implantar, a partir deste mês, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) no município. O objetivo é contar com uma equipe responsável pela avaliação da causa de mortes não violentas, permitindo que familiares de pessoas falecidas sofram menos dificuldades para encaminhar o sepultamento.
A inexistência do SVO cria situações de constrangimento quando a morte ocorre em casa e a família enfrenta uma série de barreiras para conseguir o laudo médico necessário à liberação do atestado de óbito. Por esse motivo, em outubro do ano passado o vereador Carlito do Sarinha (PTN) apresentou pedido de providências ao prefeito Claudevane Leite, solicitando a implantação do serviço.
Em fevereiro último, o secretário municipal da Saúde, Eric Ettinger, anunciou a instalação do SVO, a princípio com três médicos. Segundo ele, o início será em caráter experimental. Além da avaliação da causa morte, o serviço fornecerá informações para a Vigilância Epidemiológica e contribuirá com a definição de políticas públicas na saúde.
Fonte: Ascom da Câmara de Vereadores