Apresentar as mais modernas estratégias e ações de marketing é o foco do 23º Seminário de Marketing, “Marketing nos negócios – A bola da vez!”, aberto nesta quinta-feira (29), na Universidade Estadual de Santa Cruz, com a participação de estudantes, professores, empresários, políticos e profissionais em geral. Promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), o evento continua nesta sexta-feira (30) e sábado (31), com o debate entre Agências de Propaganda e a apresentação de Cases de Sucesso, da Avatim e wine.com.br.
“A magia dos grandes vendedores” foi o tema da palestra de abertura, conduzida pelo professor Cláudio Goldberg, que apresentou dicas de como vender mais, sempre e melhor. Segundo ele, o que importa não é o produto que o vendedor comercializa, mas o modo como ele vende. “Por isso, o perfil do vendedor precisa ser renovado, atentando para uma postura atualizada e capaz atender às novas exigências do mercado de atuação”, destacou.
Nesse contexto, o presidente da ACI, Luiz Ribeiro destacou a necessidade de capacitação e atualização dos profissionais, principalmente em um momento em que investimentos estruturantes estão por vir, a exemplo do Complexo Intermodal do Porto Sul. Segundo ele, o seminário vem apresentar “oportunidades para o fomento a classe empresarial e a prestação de serviços, que atualmente representa uma grande parcela em ascensão na economia regional”.
A 23ª edição do Seminário de Marketing representa um marco na história da ACI, que no final da década de 1980 foi criado num momento da grande crise da lavoura cacaueira na região. Em meio às dificuldades enfrentadas em busca de um novo segmento para geração de emprego e renda, o presidente da Amurc, Lenildo Santana destaca que “o Seminário de Marketing se apresenta como um espaço para pensar em novas oportunidades de negócios”.
A cerimônia de abertura contou ainda com as presenças das seguintes autoridades: o Pró-Reitor de Extensão, Alessandro Santana, o superintendente da Caixa Econômica Federal em exercício, Alberto Catarino, a coordenadora do Sebrae Claudiana Figueiredo, o diretor da TV Santa Cruz, Adriano Martins, o apresentador da Record News, Tom Ribeiro.
Também estiveram presentes o presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário, Pedro Dourado, o vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior, o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Aldenes Meira, o ex-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães e o deputado estadual Augusto Castro.
Programação
Nesta sexta-feira, das 8 às 12 horas, estará sendo realizado o II Workshop das agências de publicidade para discussão de um modelo eficiente de agência na gestão de seus negócios para se manterem competitivas nesse novo cenário. No primeiro momento, a coordenadora de Produção e Operações da Leiaute Propaganda, Gigi Chiacchiaretta debaterá sobre “Produção”. Por último, a gestora de planejamento da Agência Engenhonovo, Sabrina Alves discorrerá sobre “Planejamento”.
No período da tarde, a partir das 14h30, o diretor de Marketing do Vitória, Adilson Baptista – eleito um dos dois melhores Executivos de Marketing Esportivo do Brasil em 2012, falará sobre “Marketing Esportivo: Um diferencial competitivo”. O seminário prossegue com a apresentação do diretor de atendimento da Agogô, que abordará sobre “Marketing Promocional na Bahia”.
No último dia, sábado (31), o Mestre em Administração Pública, Roberto Raupp abordará a temática: “Propaganda e Promoção: como trabalhar em grandes eventos”, seguida da palestra: “Mobile Life – A vida em movimento”, que será conduzida pela diretora na empresa TNS, Karina Meyer. Para encerrar o evento, o sócio fundador da Wine, o itabunense Rogério Salume apresentará: “Wine.com.br: um sonho e várias pessoas motivadas resultam no sucesso”.