Itabuna: Segunda dose da vacina contra HPV chega às unidades de saúde

Distribuída gratuitamente para as pré-adolescentes, a vacina contra HPV (papiloma vírus humano) teve a segunda dose entregue em todas as unidades de saúde de Itabuna nesta segunda-feira. A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra HPV, parceria da Secretaria Municipal da Saúde com o Ministério da Saúde, tem como alvo as garotas pré-adolescentes, com idade entre 11 e 13 anos, que tomaram a 1ª dose até o mês de agosto.

A campanha totaliza três doses da vacina. A primeira foi aplicada de 10 de abril até agosto, mas ainda há doses disponíveis e pode ser procurada nas unidades. A segunda começou a ser aplicada hoje, depois de seis meses da aplicação da primeira. Já a terceira dose deve ser aplicada depois de cinco anos.

A vacina, que antes somente poderia ser tomada em clínicas particulares, era cara e inacessível à maioria da população, ela é quadrivalente e protege contra os tipos 6 e 11 do HPV, que causam verrugas genitais, e 16 e 18, que causam câncer do colo do útero. Com a Campanha de Vacinação será possível cobrir uma parte maior da população feminina, gratuitamente, logo no início da adolescência.

Assim como na primeira fase, além da vacinação nas unidades de saúde, os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde vão visitar as escolas de acordo com o calendário da primeira etapa. Para que a garota seja vacinada é necessário apresentar o cartão de vacinação comprovando que tomou a primeira dose.

_________________

Prefeitura de Itabuna

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui