Itabuna: Secretaria de Educação reordena ofertas de vagas na rede municipal

Itabuna: Secretaria de Educação reordena ofertas de vagas na rede municipal
(Foto: Pedro Augusto)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria da Educação da Prefeitura de Itabuna inicia, a partir deste mês, o reordenamento de vagas e modalidades de ensino para atender alunos do pré- escolar até os anos finais do ensino fundamental na rede municipal. A proposta objetiva ampliar a oferta de vagas do ensino regular em pelo menos 60% das unidades escolares do município, conforme adiantou a diretora do Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação, professora Márcia Lima.

Ela explicou que, a partir dessa mudança, os alunos não necessitarão sair de seu bairro de origem em busca do ensino em escolas de outros bairros, já que a escola que freqüenta dará seqüência ao curso até o término do ensino fundamental. “Nosso propósito é promover a cobertura dos segmentos de ensino nos locais onde foi detectada a carência de um deles e, com isso, promover o respeito às vivencias próprias de cada idade de formação”, justificou a diretora.

A professora Márcia Lima disse que a permanência dos alunos até o término do ensino fundamental na rede municipal garantirá a continuidade com a metodologia específica da escola ciclada, além de assegurar o fechamento de um ciclo na vida acadêmica dos alunos. “O método vai garantir também que o aluno só deixe a escola municipal quando findar o ensino fundamental”.

A diretora destacou ainda que a mudança segue o princípio da Proposta de Política Pedagógica da Escola Grapiúna, adotada pela Secretaria da Educação de Itabuna, de forma organizada, porque utiliza o critério do agrupamento por idade de formação, de modo a respeitar e reconhecer os tempos e espaços de desenvolvimento, biopsicossocial dos alunos no ato educativo.

Por fim, a professora Márcia Lima afirmou que a organização dos grupos de alunos por idade propicia as trocas sociais e formativas, além de facilitar o trabalho pedagógico organizado nas escolas da rede municipal.

Matrículas

Até o próximo dia 31 prosseguem as matrículas nas 110 unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino. A Secretaria da Educação alerta os pais e responsáveis para que estejam atentos ao calendário e aos procedimentos para que seus filhos sejam matriculados nas escolas de Itabuna.

Alunos da Educação Infantil – Creche e Pré-Escola e Ensino Fundamental pertencentes à unidade escolar, devem matricular-se até o dia 24. Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino transferidos de uma escola a outra também serão matriculados até aquela data.

Já os alunos que ingressarão (novos) na Rede Pública Municipal podem fazer matricula até o dia 31. A matrícula será efetivada com o preenchimento do requerimento fornecido pela Unidade Escolar e assinado pelos pais ou responsáveis.

Os alunos entre 11 e 12 anos de idade, com escolaridade equivalente ao Ciclo da Pré-Adolescência – fase III – deverão ser matriculados em unidades escolares que atendam ao Ensino Fundamental – Anos Finais, considerando que, a partir deste ano, essa fase do ciclo/ano será integrada à segunda etapa do Ensino Fundamental, de acordo a Lei nº 11.274, de 2006.

A classificação para matrícula de alunos transferidos de escolas de outras redes de ensino, seriadas ou não, deverá observar a série/ano ou ciclo/ano constante no atestado ou histórico escolar do aluno e obedecer ao quadro de equivalência da Rede Pública Municipal de Ensino.

 


Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui