Itabuna: Sábado é o Dia D da Vacinação Antirrábica

Neste sábado, entre as 8 e 17 horas, a Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vai realizar a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos coma finalidade de imunizar contra a raiva mais de 30 mil animais domésticos de estimação em Itabuna. Cerca de 400 profissionais da área de saúde e voluntários estão mobilizados para o Dia D, em 30 unidades básicas de saúde distribuídas nos bairros e mais 10 postos volantes.

A Campanha de Vacinação Antirrábica foi iniciada no dia 11 de agosto passado em Itabuna. Até esta quinta-feira já foram vacinados mais de2,5 mil animais da zona rural, onde a campanha já foi concluída. No sábado passado foram imunizados contra a doença animais de estimação de famílias que moram nos condomínios residenciais Pedro Fontes I e II, no São Roque, e Jardim América I e II, no Nova Califórnia, do programa federal Minha casa Minha Vida.

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Waldemar D’Afonseca, destaca a importância de o dono levar seu animal de estimação aos postos de vacinação. “Precisamos ressaltar a importância desse gesto, porque a raiva é única zoonose que mata o ser humano. Então, devemos nos preocupar com isto, pois é uma doença que se pode prevenir e evitar problemas às pessoas e suas famílias”, justificou, destacando que a vacina pode ser aplicada na Fundação Sesp e o Centro de Zoonoses.

Todos os animais devem ser levados aos postos para a dose da vacina. O coordenador do CCZ explica que o ser humano pode ser infectado através da saliva do animal infectado através da pele ou de mucosas, mordedura, arranhadura ou lambedura. “É muito importante que os animais sejam vacinados, daí o alerta que está sendo feito através da mídia”, disse Waldemar D’Afonseca.

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui