Itabuna renova convênio e aumenta o abastecimento com água potável

alt

 A Prefeitura de Itabuna conseguiu junto ao Governo do Estado a prorrogação por mais 30 dias do convênio para a contratação de carros pipa para manter o abastecimento emergencial nos bairros, clínicas, hospitais e escolas públicas com água potável transportada de Ubaitaba e São José da Vitória. O aditivo ao convênio 02/2016, do processo 9484160000767, com a Superintendência de Defesa Civil da Bahia foi publicado na edição de sábado, 30, do Diário Oficial do Estado.

A Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, conseguiu ainda um novo convênio para aumentar o número de carros pipa visando garantir água potável à população carente do município. Com isso, será ampliado para até 45 o número de carros locados que prestarão serviços de abastecimento de água frente à prolongada e severa estiagem que afeta o sul do Estado nos últimos nove meses. . “Esse novo contrato garantirá a prestação de serviços pelo período de até 90 dias” explica o coordenador municipal da Defesa Civil, Roberto Avelino.

A Prefeitura também aumentará a quantidade de reservatórios nos bairros, com a instalação de tanques com capacidade para cinco e 10 mil litros de água potável. Já foram instalados em todas as regiões do município 68 reservatórios de 10 mil litros e 60 de 5 mil litros, que são abastecidos pelos carros pipa diariamente para fornecimento água de boa qualidade e gratuitamente à população. “Com o novo convênio, teremos maior capacidade para atender aos moradores dos bairros”, afirma Roberto.

alt

Além dos bairros, atualmente, os veículos contratados pela Defesa Civil também garantem o abastecimento dos hospitais e escolas públicas com o fornecimento de 440 mil litros de água diários. Na operação para amenizar os efeitos da seca em Itabuna, considerada a maior dos últimos 40 anos, são usados ainda 10 carros pipa contratados pela Emasa. O investimento mensal é da ordem R$ 1,9 milhão somente para transporte e distribuição de água potável.

A parceria da Prefeitura de Itabuna com o Governo do Estado está possibilitando também a perfuração de 13 poços artesianos nas zonas rural e urbana do município. A abertura dos poços foi iniciada, na tarde de domingo, no bairro Nova Ferradas por técnicos da Companhia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb). Nas proximidades dos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela estão sendo perfurados dois poços.

PAGAMENTOS

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil iniciou na sexta-feira, dia 29, o pagamento dos donos de carros e pipa e motoristas contratados na primeira etapa do serviço emergencial de abastecimento de água com carros pipa. O processo de pagamento será concluído amanhã, com o crédito na conta corrente de R$ 1.526.158,05 repassados pela Superintendência da Defesa Civil do Estado. A previsão é que a verba para o pagamento da segunda etapa dos serviços seja repassado logo no início de junho.

Por Secretaria Municipal de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui