Itabuna: Prefeitura retoma ações do Programa Crack é Possível Vencer

Depois de atividades visando enfrentar a questão das drogas, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Assistência Social – SAS vai retomar o Programa “Crack é Possível Vencer.” Na manhã desta quarta-feira (20), o secretário José Carlos Trindade confirmou que o ônibus de videomonitoramento cedido pelo Governo federal e dotado de 40 câmaras, vai ficar estacionado na Praça Rio Cachoeira para monitoramento de parte da beira-rio e do centro da cidade em um raio de cinco quilômetros. Itabuna é o primeiro município do Sul da Bahia a desenvolver plenamente o programa.

Equipado com monitores de LED e antena de alta frequência, o ônibus consegue captar imagens das câmeras que serão espalhadas pelas áreas identificadas como de maior consumo de crack, maconha e outras drogas. Como parte do Programa, o município também dispõe de duas motocicletas, dois carros e um pacote de tecnologias não letais, para uso eventual quando houver necessidade de controle físico do usuário.

“Os equipamentos serão primordiais para a identificação dos pontos de uso e de tráfico de drogas no município. A partir dessa semana colocaremos em prática os trabalhos de abordagem e prevenção para que possamos diminuir os índices de violência na cidade, já que é visível que a droga é peça fundamental para esse índice negativo”, explicou o secretário José Carlos Trindade.

O secretário destaca ainda que a abordagem facilita o encaminhamento dos usuários para a rede de saúde e para atenção básica. “Serão dois tipos de abordagens com a Guarda Civil Municipal, dando apoio e suporte para os técnicos da Assistência Social. Estaremos preparados para qualquer tipo de reação diante das pessoas que serão abordadas. Além disso, faremos contato direto com representantes de bairros para a realização de palestras de prevenção às drogas nas diversas comunidades”, informou o secretário.

O Programa Crack é Possível Vencer é desenvolvido pelo Governo Federal e coordenado pela Prefeitura de Itabuna, através Secretaria de Assistência Social, em conjunto com as secretarias municipais de Saúde, Educação e de Desenvolvimento Urbano, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. O programa visa identificar áreas de maior vulnerabilidade social para a aplicação de políticas sociais e de saúde pública.

Fonte: Ascom da prefeitura

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui