O sonho de Quécia Reis era que os filhos fizessem aulas de balé, mas não conseguia, pois as aulas particulares eram caras e não encontrava aulas gratuitas em Itabuna. A realização do sonho veio com o projeto Escola Municipal de Dança oferecido pela Prefeitura. Duas vezes por semana a dona de casa leva os filhos João, 9 anos, Brenda, 8, e Ana Clara, 4, para aprender a dançar. As crianças arrumam sapatilhas e collants para a aula que é acompanhada pela mãe coruja e agora uma mulher realizada. A filha Brenda Reis garante que quer estudar Educação Física e uma Escola de Dança para ser professora de balé.
As três crianças são algumas das mais de 150 crianças em idade escolar beneficiadas pelo projeto da Prefeitura de Itabuna, que está com inscrições abertas para novas turmas. Todas as manhãs e tardes de segunda à quinta-feira as professoras Railda Prudente e Rosane Cardoso ministram aulas de balé, jazz e dança do ventre para estudantes da rede municipal de ensino, que cursam do pré-escolar a oitava série.
As aulas acontecem na avenida Inácio Tosta Filho, n° 213, 1° andar. São duas salas com 20 alunos cada uma. A diretora da Escola Railda Prudente planeja para o mês de agosto um evento de apresentação no Centro de Cultura Adonias Filho e sonha em montar uma Companhia Municipal de Dança para participar de festivais.
Segundo a professora Railda, o projeto educa culturalmente e provoca nos alunos a vontade de criar meios para evoluir na vida. “Vejo muita vontade nas crianças, que ficam atentas e valorizam a oportunidade que estão tendo, pois sabem que as aulas são caras em escolas particulares e que há outros na fila de espera querendo participar” disse.
Já a professora Rosane Cardoso destacou que meninas de três anos já são beneficiadas aprendendo a respirar corretamente, a manter a postura e a serem disciplinadas com a dança do ventre, com um trabalho lúdico e prazeroso.
Ascom da Prefeitura de Itabuna