Mais uma etapa das obras de requalificação de unidades básicas de saúde foi iniciada nesta semana pela Prefeitura de Itabuna. Na segunda-feira, dia 24, a Unidade Básica de Saúde Fátima I, na Rua São José, entrou em obras, após o atendimento aos usuários ter sido transferido para Unidade Saúde da Família Baldoino Lopes, na Rua São Francisco, no mesmo bairro. Há 10 anos que a unidade necessitava de reforma na sua infraestrutura.
A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que a obra seja concluída em até 60 dias. A unidade de saúde será beneficiada com troca de piso do prédio, recuperação dos conjuntos sanitários, consultórios médicos e recepção; intervenções no telhado, revisão das redes elétrica e hidráulica. O trabalho foi iniciado com a remoção do piso desgastado. “As obras vão garantir mais conforto e segurança para os funcionários e nós, pacientes. Estava precisando”, disse a dona de casa Maristela Bispo de Sousa.
De acordo com o cronograma de obras da Secretaria de Saúde nesta terceira etapa também serão reformadas as unidades Raimundo Freire (Nova Califórnia), Aurivaldo Sampaio (São Lourenço), John Leahy (Zizo), Antônio Menezes (Vila Anália), Simão Fitterman (São Pedro) e Lourdes Alves (Sarinha). Além disso, serão feitas pequenas intervenções nas unidades de saúde Lavín ia Magalhães (Conceição), Elson Duarte (Urbis IV), Corbiniano Freire (Santa Inês), Manoel Leão, no bairro do mesmo nome, e Manoel Rodrigues (Ferradas).
Quase prontos
Em paralelo ao andamento das obras, a Prefeitura de Itabuna está concluindo o processo de licitação para aquisição de equipamentos e mobiliários para reinauguração das unidades João José Soares (Vila das Dores), Möise Hage (Lomanto Júnior), Ubiratan Moreira (Itamaracá), Roberto Santos (Santo Antônio) e Isolina Guimarães (Zildolândia). As unidades de saúde Vila das Dores e Itamaracá começam a funcionar ainda nessa semana, mas só devem ser reinauguradas no próximo mês.
Segundo o gestor de obras da Secretaria Municipal de Saúde, Sandro José Costa Lopes, o cronograma de obras foi definido para que o atendimento a população não seja prejudicada. “A determinação do prefeito Claudevane Leite é que todas as unidades de saúde sejam reformadas até o final de 2016. Desde 2013 já reformamos 23 das 32 unidades da rede de atenção básica, além dos prédios do Samu-192, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS-AD), Centro de Referência do Idoso (PROSI), Policlínica Dois de Julho, dentre tantos outros prédios”, destacou Sandro José Lopes.
Ascom da prefeitura