Itabuna: Prefeitura contrata mais e número de carros pipa chega a 30

A Prefeitura de Itabuna contratou mais 15 e elevou para 30 o número de carros pipa que estão empregados na operação emergencial para o abastecimento da população pelos efeitos da severa estiagem que já dura mais de 180 dias no sul da Bahia. O município recebeu reforço dos governos Federal e Estadual, depois de o prefeito Claudevane Leite ter se reunido com autoridades em Brasília e Salvador expondo dificuldades no abastecimento de água potável, principalmente

os níveis de cloretos que a tornam salobra após captação de água pela Emasa no Rio Almada, em Castelo Novo, sujeito aos efeitos das marés.

Pelo cronograma da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil a operação da frota de carros pipas deve se iniciar neste final de semana para atender hospitais, postos de saúde, unidades escolares da rede pública, abrigos e asilos e os cerca de 70 tanques espalhados pela Emasa em locais altos da cidade, onde o abastecimento tem sido prejudicado. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Roberto Avelino, a expectativa é que os carros pipa realizem, diariamente, 100 viagens entre as estações de tratamento de água da Embasa, em Ubaitaba e São José da Vitória, para o fornecimento de água potável e tratada.

“Por isso, o Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde fez na sexta-feira e no sábado a inspeção dos carros pipa que foram contratados pela Prefeitura para o transporte da água. Os veículos inspecionados serão identificados com adesivos com a logomarca e brasão da Prefeitura de Itabuna e da Coordenação da Defesa Civil”, disse Roberto Avelino.

Segundo ele, “a distribuição da água será gratuita e o responsável pelo recebimento, em cada localidade, seja o presidente da associação de moradores do bairro ou diretor da escola, preencherá e assinará o formulário que comprova a entrega da água pelo carro pipa para tornar mais claro e transparente todo o processo de acordo com determinação do prefeito Claudevane Leite”, explicou o coordenador da Defesa Civil. Roberto Avelino alertou a população para fiscalizar a distribuição gratuita da água para que sejam evitados abusos.

“A população deve cooperar com os esforços do poder público na tentativa de minimizar os efeitos da estiagem. É preciso que todos fiquem atentos, inclusive para denunciar qualquer irregularidade através do número (73) 98854-6924, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. A partir de denúncias verdadeiras, com comprovação, inclusive fotografias e documentos, eventuais abusos serão investigados e os responsáveis punidos”, afirmou Roberto Avelino, acrescentando que, além de ampliar o número de carros pipa, a Prefeitura de Itabuna já está providenciando a instalação nos bairros de mais tanques de fibra.

Secom Prefeitura

Foto: Lucas França

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui