A Prefeitura de Itabuna deu mais um passo importante para retomada das obras de infraestrutura e urbanização que beneficiarão mais de cinco mil moradores de bairros da zona oeste da cidade. O investimento de cerca de R$ 30 milhões em repasses do Ministério das Cidades, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-II), com contrapartida do município, deve ser iniciado em alguns dias.
A assinatura da ordem de serviço pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, para o pontapé inicial das obras ocorrerá assim que a Caixa Econômica Federal der sua liberação. Mas, a previsão é que as obras sejam iniciadas no início do segundo semestre em julho.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), bairros como Jorge Amado, Nova Itabuna, Maria Matos (Rua de Palha), Santa Catarina e Sinval Palmeira serão beneficiados com pavimentação de ruas, implantação de meio-fio, quadra poliesportiva, a construção de centros comunitários, estações elevatórias e de tratamento de esgoto.
Com a realização das obras pela Prefeitura de Itabuna, a quantidade de esgoto tratado na cidade aumentará para mais de 30%. Atualmente, somente 14% do esgoto são tratados, um percentual considerado baixo, mas no início da atual administração, em 2013, era quase zero por conta da desestruturação do setor e da falta de investimentos.
As obras de esgotamento sanitário e pavimentação dos bairros da zona oeste da cidade até chegaram a ser iniciadas, mas foram paralisadas duas vezes. Uma delas devido às dificuldades financeiras da empresa GDK Engenharia, que abriu falência. Diante disso, a Prefeitura de Itabuna teve que fazer uma nova licitação, vencida pela Unidas Engenharia, que chegou a montar canteiro de obras, mas desistiu do contrato no ano passado.
Como foi necessária adequação das planilhas por causa da defasagem de preços, só neste ano foi possível realizar uma nova licitação. Dessa vez a vencedora do certame licitatório foi o consórcio liderado pela Labore Serviços e Construções Ltda.
Ascom da prefeitura