Itabuna: Prefeitura assume Serviço de Verificação de Óbito

O Serviço de Verificação de Óbito – SVO da Secretaria Municipal da Saúde já está em pleno funcionamento em Itabuna. Desde segunda-feira o serviço funciona com o apoio de três médicos, na avaliação de causas de morte, fornecer diagnóstico e informações complementares para certidão de óbito, já tendo realizado a emissão de cinco certidões de óbito nesta primeira semana. A regularização do SVO resolve um problema reclamado por moradores da cidade, que até o ano passado não contavam com um serviço público para a emissão do atestado de óbito. Agora, o município está assumindo esta responsabilidade.

A implantação do serviço em Itabuna se baseia nas diretrizes do Ministério da Saúde para o atendimento da população nos casos de morte natural, com ou sem assistência médica. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Itana Miranda dos Santos, o Serviço de Verificação de Óbito tem a finalidade de atender famílias residentes na cidade, que antes eram obrigadas a recorrer a um médico ou a hospitais para solicitar o atestado de óbito e sepultar o parente ou amigo, principalmente nos casos de morte sem razão aparente.

O atendimento do SVO é prioritariamente para residentes em Itabuna, devendo ser apresentada a documentação necessária como o registro de receitas médicas e o histórico médico do paciente fornecido por Unidade de Saúde ou hospitais. Os atendimentos são realizados de segunda à sexta das 7 às 18 horas, na sede da Vigilância Epidemiológica, Avenida Manoel Chaves, bairro São Caetano. Além do endereço, o solicitante pode entrar em contato pelo telefone 3616-5952. Nos finais de semana e feriados, a Prefeitura fez uma parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU-192. O solicitante pode ligar para o 192 que será encaminhado a um médico de plantão.

 

Fonte: Ascom da prefeitura

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