Itabuna: Prefeitura amplia serviços à população em situação de rua com dia de lazer

Itabuna: Prefeitura amplia serviços à população em situação de rua com dia de lazer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As comemorações pelo “Dia Nacional de Luta da População de Rua” foram iniciadas em Itabuna nesta terça-feira, na Praça José Bastos, e prossegue até sexta-feira, 22, na sede do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), na Praça Santo Antônio. Diversas atividades recreativas, palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e serviços como aferição de pressão arterial estão sendo realizadas pela Secretaria da Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde.

No primeiro dia de atividades dezenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social participaram de rodas de capoeira, oficinas de arte e se divertiram com jogos lúdicos e dançaram. Além disso, tiveram acesso à serviços gratuitos como corte de cabelo e manicure. “É uma forma de mostrar a eles que são importantes e que podem contar com o poder público para mudar a sua realidade social”, explica o coordenador do Centro POP, Ansielmo Prates Santana.

Nesta quarta-feira as atividades prosseguem com mais atividades recreativas e reforço nas ações de assistência jurídica e psicológica as pessoas em situação de rua. Na quinta-feira está mantido o atendimento diário das cerca de 30 pessoas que são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, educadores sociais, psicólogo e advogado.

Já na sexta-feira os moradores serão beneficiados por serviços na área de saúde, quando serão vacinados contra gripe, hepatites e tétano. Além disso, assistirão a uma palestra dos profissionais do Centro de Referência Júlio Brito sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e como evitar o vírus do vírus HIV. As atividades extraordinárias serão encerradas com o almoço aos usuários dos serviços oferecidos pela Secretaria da Assistência Social.

Ansielmo Prates Santana explica que, além de lembrar o “Dia Nacional de Luta da População de Rua”, as atividades visam fortalecer o vínculo entre os usuários dos serviços oferecidos pelo Centro POP. A unidade é a porta de entrada para diversos serviços nas áreas da saúde, educação e programas sociais da Prefeitura com o apoio dos governos estadual e federal.

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui