Itabuna: Prefeito comemora chamada para curso de medicina

O prefeito Claudevane Leite comemorou a abertura de inscrições pelo Ministério da Educação, por meio de edital, para que mantenedoras de instituições de ensino superior (IES) proponham a criação de cursos de medicina em Itabuna e outros 38 municípios no âmbito do Programa Mais Médicos, que pretende aumentar as vagas nos locais carentes de médicos. Vane lembra que a Prefeitura cumpriu os requisitos apresentados por uma comissão de especialistas dos ministérios da Educação e da Saúde.

No dia 1° de outubro, o prefeito Claudevane Leite, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Heider Aurélio Pinto, e o secretário estadual da Saúde, Washington Couto, assinaram o termo de compromisso que garantiu a instalação do curso de medicina em Itabuna. Inicialmente serão disponibilizadas 85 novas vagas de graduação. A meta é alcançar a formatura de mais 11.500 novos médicos até 2017.

Vane recorda que entre os pré-requisitos foram levados em conta a infraestrutura de saúde, o compromisso do governo municipal de continuar a investir na saúde, a importância da cidade em relação aos municípios vizinhos e condições de receber novos alunos. De acordo com o MEC, as inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de janeiro. Nenhuma das 39 cidades determinadas na chamada pública tem curso de medicina.

Depois da inscrição, o Ministério da Educação fará visitas às IES e mantenedoras inscritas para verificar se a instituição tem condições de abrir o curso de medicina. Só podem apresentar propostas as mantenedoras legalmente constituídas no país que tenham, pelo menos, uma instituição de ensino credenciada integrante do sistema federal. Na Bahia, além de Itabuna, também terão curso de Medicina os municípios de Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi,

Jacobina e Juazeiro.

_________________

Prefeitura de Itabuna

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui