Itabuna: Planejamento mobiliza professores da Rede Pública Municipal

O Seminário de Planejamento organizado pela Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna estará mobilizando até sábado, 21, mais de 1.300 professores das 100 escolas que integram a Rede Pública Municipal de Ensino. Diferentemente do que acontecia em anos anteriores, a SEC introduziu uma nova dinâmica no evento que antecede o início do ano letivo, visando assegurar a finalidade primordial de promover a reflexão e a construção da ação pedagógica da escola.

Com as inovações, os educadores estão reunidos em suas próprias unidades escolares e utilizam como ponto de partida para o planejamento do ano letivo de 2015 a Avaliação Institucional Diagnóstica realizada na Rede Municipal de Ensino no final do ano passado, bem como o Plano de Ação Semestral Escolar. Como resultado do Seminário de Planejamento, a SEC espera que sejam estabelecidas metas e identificadas às responsabilidades de cada membro da comunidade escolar.

Ao participar do momento inicial do Seminário no Centro Atenção Integral à Criança – Caic Jorge Amado, a secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, saudou os educadores e enfatizou a importância do planejamento para a melhoria dos índices e da qualidade da Escola Grapiúna, tanto no aspecto pedagógico e, do ensino-aprendizagem quanto no contexto da gestão escolar. “Com esta nova proposta para o Seminário, as ações planejadas, e que serão postas em prática, terão características próprias que refletirão a realidade e a necessidade de cada escola”, pontuou Dinalva.

A secretária da Educação também esclareceu aos professores sobre o reordenamento que vem sendo feito na Rede Municipal de Ensino desde 2014 e que, agora em 2015, conforme estudos técnicos realizados pela SEC, apontaram para a necessidade de extinção de algumas escolas e o estabelecimento de novas diretrizes em relação aos segmentos atendidos em várias unidades escolares. Neste último contexto, por exemplo, Dinalva destacou a criação de novas vagas na Educação Infantil.

Instrumento de trabalho

Abordando a temática “O Planejamento e sua relação dialética com o processo de ensino-aprendizagem” e tendo como referência um conceito do teórico Celso Vasconcelos, a pedagoga Indaiara Célia da Silva disse aos educadores do Caic Jorge Amado que “o planejamento, enquanto instrumento de trabalho do professor, deve antecipar as ações para atingir os objetivos que vêm das necessidades criadas por uma determinada realidade, e, sobretudo, agir de acordo com essas ideias antecipadas”.

“Portanto, tanto quanto a aprendizagem está na ordem da escola, o nosso planejamento deve estar focado na aprendizagem efetiva, na alegria criativa e no desenvolvimento humano pleno dos alunos”, destacou. Ainda fazendo referência a Celso Vasconcelos, Indaiara afirmou que o planejamento escolar deve partir do princípio da qualidade e intencionalidade da escola e do educador, considerando três importantes dimensões: o sonhar, a realidade e a mão na massa, ou seja, o agir.

A programação do Seminário de Planejamento estará focada amanhã e no sábado na construção do plano coletivo de ação, organização do momento de acolhimento dos alunos na aula inaugural do ano letivo, no planejamento individual do professor e na organização dos espaços educativos. O início das aulas na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna está programado para a próxima segunda-feira, dia 23.

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui