Itabuna: Participação popular legitima Plano Municipal de Saneamento Básico

A participação popular vai legitimar a audiência pública do Plano Municipal de Saneamento Básico programada pela Prefeitura de Itabuna e RK Engenharia para segunda-feira, dia 15, no auditório do Sest/Senat, na Avenida José Soares Pinheiro, das 8 às 12 horas. Os pedidos de inscrição de presidentes de associações de moradores, conselheiros municipais, sindicalistas, representantes de entidades empresariais, servidores públicos, estudantes e comunidade podem ser feitos pelo correio eletrônico [email protected]

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, cada participante terá direito a intervenção de cinco minutos para apresentar críticas ou sugestões ao Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que estabelecerá as diretrizes e a política de saneamento básico do município, com revisão prevista a cada quatro anos, após deliberação da Câmara Municipal de Vereadores para onde será encaminhado após a Conferência.

Wenceslau destaca a importância fundamental de que a população participe, já que o Plano Municipal de Saneamento fez diagnóstico, prognóstico, objetivos e metas para os próximos 20 anos. Sem a sua aprovação, o município pode sofrer impacto direto, pois ficará sem repasses de verbas federais para a execução de obras de melhorias dos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e destinação de resíduos sólidos, dentre outros projetos.

O secretário de Planejamento explica que a última audiência pública do PMSB acontece depois de concluídas as etapas de sensibilização, com a realização de seminários e audiências públicas com a participação de moradores de todos os bairros de Itabuna. “Todo o processo está ocorrendo de maneira transparente e com a participação popular direta. O objetivo é construir um plano adequado as nossas necessidades”, afirma Wenceslau Júnior.

O PMSB é uma exigência estabelecida pela Lei Federal nº 11.445/07 para o planejamento de diretrizes para a prestação dos serviços públicos de saneamento, visando à universalização dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais. O Plano de Saneamento e seus anexos ainda pode ser consultado no site oficial da Prefeitura na Internet, no endereço prefeituradeitabuna.com.br.

 

 Ascom da Prefeitura de Itabuna

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui