Itabuna: Oficina de Crédito orienta sobre empréstimos bancários

Itabuna: Oficina de Crédito orienta sobre empréstimos bancáriosA parceria do SEBRAE com a Prefeitura de Itabuna vai facilitar o diálogo e ampliar o número de acesso ao crédito de microempreendedores locais junto as instituições financeiras oficiais e privadas. O primeiro passo foi dado na noite de quinta-feira quando 110 trabalhadores formalizados participaram de uma Oficina de Crédito, no auditório da FTC, aberta pela coordenadora regional do SEBRAE, Claudiana Figueiredo, e tiveram orientações sobre gestão financeira do negócio e o uso consciente dos recursos.

Segundo o analista e coordenador do Ponto de Atendimento do SEBRAE de Itabuna, Michel Lima, o objetivo é despertar o empresário para a importância da educação financeira e colocá-lo em contato com os bancos para que conheçam, além das linhas de crédito, as taxas de juros e prazos compatíveis. Ele destaca que mais de 90 por cento dos microempreendedores do Brasil abrem seu negócio usando recursos próprios e têm dificuldades para conseguir crédito junto aos bancos.

Burocracia

Cinthya Almeida é microempreendedora e vende confecções de porta em porta. Ela disse que já esteve algumas vezes no banco em busca de uma ajuda para ampliar o seu negócio. Não conseguiu. “O que emperra é a burocracia. As exigências são grandes e dificilmente a gente consegue, no final, pegar no dinheiro”, lamenta.

O secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, destaca que a parceria visa qualificar e fortalecer a competitividade das micro e pequenas empresas instaladas no município. “É uma base importante para o desenvolvimento dos pequenos negócios”, assegura. No evento, o Banco do Povo – Instituição Comunitária de Crédito -, apresentou o seu portfólio de soluções. Já a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, falou das ações oferecidas ao MEI na Sala do Empreendedor no Centro Administrativo Firmino Alves.

O apoio ao empreendedorismo é uma marca do atual governo de Itabuna, que já tirou da informalidade cerca de 6.500 trabalhadores. O município foi um dos primeiros do Brasil a implantar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e a criar a Sala do Empreendedor, um local que concentra ações voltadas para o empreendedorismo, além de ajudar o trabalhador à formalização como microempreendedor individual (MEI) ou microempresário.

Prefeitura de Prefeitura de Itabuna

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui