Itabuna oferece 1.200 novas vagas na Educação Infantil em 2015

Com a expectativa de oferecer aproximadamente 1.200 novas vagas na Pré-Escola do ciclo da Educação Infantil, a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna divulga o calendário de matrículas para o ano letivo de 2015 na Rede Pública Municipal de Ensino. As diretrizes para efetivação do processo estão estabelecidas na Portaria nº 011/2014, disponível no site da Prefeitura. De acordo com o cronograma, as matrículas serão realizadas no período de 18 de dezembro a 30 de janeiro de 2015.

Inicialmente, de hoje até o próximo dia 26, o atendimento estará voltado para alunos da Educação Infantil – Creche e Pré-Escola – e Ensino Fundamental, pertencentes às unidades escolares municipais. Os estudantes da Rede que serão transferidos de uma unidade escolar para outra, deverão efetivar matriculas no período de 5 a 16 de janeiro de 2015. Já os alunos que ingressarão nas escolas públicas municipais matricular-se-ão entre os próximos dias 19 a 30 de janeiro.

A matrícula será efetivada mediante o preenchimento do Requerimento de Matrícula, fornecida pela Unidade Escolar e assinado pelo(s) responsável (is). Ao aluno ingressante, no ato de matrícula, é necessário também apresentar o original do histórico escolar, cópia da certidão de nascimento ou casamento e duas fotografias 3×4. Para os novos alunos deverá ser observada a classificação para matrícula, conforme o quadro de equivalência série/ano ao ciclo/ano constante no atestado ou histórico escolar. A Rede Pública Municipal de Ensino atua na modalidade de Ciclos de Formação Humana.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Segunda a secretária municipal da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, visando cumprir uma das metas da política pública municipal da Educação a SEC está criando condições para atender a demanda reprimida por vagas na pré-escola para crianças de 4 e 5 anos no ano letivo de 2015. Ela explica que neste sentido em algumas escolas da rede será feito o remanejamento de ofertas no segmento de ensino, de modo a atender exclusivamente alunos nessa faixa etária.

“A princípio, estamos fazendo isto nos núcleos que compreendem as unidades de ensino dos bairros Califórnia, Lomanto Júnior e Nova Ferradas. Também está prevista, até o início das atividades letivas de 2015, a inauguração da Creche-Escola do bairro Vila Anália. Com isto, a nossa expectativa é que sejam ofertadas 1.200 novas vagas no segmento da Educação Infantil”, argumentou Dinalva Melo.

A secretária ressalta que também para suprir a demanda reprimida na Educação Infantil – Creche e Pré-Escola – existente na Rede Pública Municipal de Ensino, seria necessária a criação de 4.500 vagas. Ele adianta que mesmo com a construção das 11 novas creches previstas para o município de Itabuna, o governo municipal deverá buscar alternativa e condições para ampliar o atendimento às crianças pequenas na Escola Grapiúna. Uma destas alternativas, complementa Dinalva, será o reordenamento das unidades escolares, tendo em vista a falta de infraestrutura física e a escassez de recursos para a construção de novas escolas.

_____________________

Prefeitura de Itabuna

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui