Itabuna: Novo SAC oferece serviços à população de 89 municípios do sul da Bahia

Uma nova unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) foi inaugurada pelo governador Rui Costa no interior do estado, nesta segunda-feira (19), desta vez em Itabuna, no sul da Bahia. O posto localizado no Shopping Jequitibá vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h, com capacidade para realizar 30 mil atendimentos, por mês, alcançando a população de 89 municípios da região. Após a solenidade, o governador visitou a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e o Colégio Estadual Félix Mendonça, que conquistou, em 2014, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Melhor Escola Pública do Ano, realizado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).

Para o governador, “o SAC é um equipamento importante para o exercício da cidadania, pois oferece mais conforto e agilidade para a população do sul da Bahia”. Segundo ele, o SAC é apenas um dos compromissos do Governo do Estado com a região. “Na sexta-feira passada, nós publicamos o edital da Barragem do Rio Colônia e temos ainda a duplicação da BR-415, a nova Ponte de Ilhéus, o novo aeroporto regional e todas estas iniciativas caminham junto com ações sociais”, afirmou.

O vendedor autônomo, José Carlos dos Santos, avalia que o SAC sempre foi uma maneira do cidadão ter mais facilidade para resolver seus problemas. “Já tirei antecedentes criminais e segunda via da identidade utilizando o serviço. Esta unidade no shopping é bem central, onde a população vem para fazer compras e aproveita para resolver os problemas necessários”.

SAC atrai novos empregos

O proprietário do Shopping Jequitibá, Manoel Chaves Neto, explicou que a chegada do SAC ao município consolidou o shopping como um grande centro de serviços para a cidade, permitindo atrair novos investimentos ao Jequitibá, como duas grandes lojas de departamento e uma rede de cinema. Essas novas estruturas funcionarão em uma área que será ampliada e vão gerar cerca de mil novos empregos.

Serviços

Entre os serviços ofertados pelo novo SAC Itabuna, estão a emissão da carteira de identidade, da certidão negativa de antecedentes criminais e do CPF, além dos atendimentos do Planserv, Detran, Previdência Estadual, Serviço de Atendimento ao Fornecedor (SAF), SineBahia, Tribunal de Justiça (TJBA) e Sefaz Estadual. Atualmente, a Rede SAC tem 56 unidades de atendimento, sendo 35 postos fixos na capital e interior do estado, 17 pontos avançados do SAC, os Pontos Cidadão, e três rotas do SAC Móvel. As últimas unidades inauguradas foram o Ponto Cidadão de Camacã e o SAC Conquista II, ampliando em mais de 100% a capacidade de atendimento.

Visita a colégio e universidade

Durante a visita, Rui Costa conheceu as instalações e os projetos desenvolvidos por professores e alunos do Colégio Estadual Félix Mendonça, em Itabuna. “Eu quero chamar a sociedade para um Pacto pela Educação na Bahia e fazer uma grande reunião com os prefeitos. Um governador tem que olhar toda a educação, nove anos do ensino fundamental são de responsabilidade do município, mas os alunos devem já vir de um sistema de ensino de boa qualidade. Quero convocar também as famílias, pois é preciso uma mobilização do pai, da mãe, junto com o poder público, para que possamos dar as mãos neste mutirão pela educação pública na Bahia”.

Rodrigo Faustino, estudante do Colégio Felix Mendonça, vai fazer o 2º ano do ensino médio em 2015. Ele acha importante que o governador visite as escolas para conhecer de perto os projetos que estão dando certo e também os problemas que precisam ser resolvidos. “Esta visita é um incentivo e uma segurança. A gente sabe que eles estão presentes, se preocupando com a gente”.

A proposta do governador, por meio do Pacto pela Educação na Bahia, é melhorar a qualidade do ensino. Para isso, desde que assumiu o governo, Rui Costa passou a ouvir e a dialogar com a comunidade escolar, e já visitou unidades de ensino da rede estadual nos municípios de Nova Redenção, Itapetinga, Muritiba e Salvador. Após a visita ao colégio, o governador concedeu entrevista à sede da TV Cabrália, em Itabuna, e visitou a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Acompanham o governador na visita ao sul do estado os secretários da Administração, Edelvino Góes; da Educação, Osvaldo Barreto; do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes; de Comunicação, André Curvello; e o reitor da UFSB, Evandro Sena Freire.

Fonte: Secom BA

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui