Itabuna: Mostra Literária encerra programação do Seminário Rede de Trocas da Educação Grapiúna

Itabuna: Mostra Literária encerra programação do Seminário Rede de Trocas da Educação Grapiúna

Encerrando a programação do Seminário de Trocas da Educação Grapiúna, estudantes e educadores de 14 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna participam nesta sexta-feira (14) da Mostra Literária, que acontece na Praça Olynto Leone com exposições de artes visuais, fotografias e de livros de autores regionais. O evento contará ainda com espaço para leitura de deleite e contação de estórias e apresentações culturais, tendo a participação do Grupo Encantarte, Biblioteca Itinerante e Grupo de Dança Maktub. A programação acontece das 9 às 14 horas.

Focada no tema “O Lugar da Leitura na Escola Grapiúna”, a Mostra Literária é organizada pela Secretaria Municipal da Educação (SEC) como forma de socializar com a comunidade itabunense os resultados do projeto desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino neste ano letivo, com o objetivo de incentivar e valorizar a formação da competência leitora e escritora como meio de garantir e efetivar a aprendizagem dos educandos. Na Praça Olynto Leone, os transeuntes e frequentadores do local poderão ver de perto como as escolas desenvolveram os projetos de leitura com os alunos utilizando as mais diversas linguagens, a exemplo da música e literatura de cordel.

Ao avaliar os resultados do Seminário da Rede de Trocas, que teve início na quarta-feira, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, enfatizou a iniciativa como um importante meio de promover o intercâmbio entre os profissionais da Escola Grapiúna, levando ao conhecimento de todos e socializando as experiências bem-sucedidas nas mais diferentes realidades. Ela chamou a atenção para a pluralidade de linguagens e a criatividade utilizadas pelos educadores para fazer acontecer o Projeto de Leitura e Escrita em todos os segmentos da Educação Básica.

“A partir deste pressuposto, o que vimos no Seminário foi resultado do esforço e comprometimento de diversos profissionais da Educação que se empenharam com dedicação e bastante competência, desenvolvendo ações que se coadunaram com a intenção da Secretaria da Educação, cujo objetivo foi mostrar a importância da leitura e da escrita para além da sala de aula, ou seja, para a vida do educando nos seus múltiplos contextos”, argumentou.

A secretária da Educação disse ainda que os resultados positivos apresentados pelas escolas também é um reflexo do quanto os educadores estão buscando superar os problemas relacionados ao ensino e aprendizagem existentes na Rede Pública Municipal de Ensino. Dinalva Melo citou o exemplo do Programa de Correção de Fluxo, desenvolvido pelo Geempa (Grupo de Estudos sobre Educação Metodologia de Pesquisa e Ação) que vem promovendo o nivelamento das competências de leitura e escrita para dezenas de estudantes das séries finais do Ensino Fundamental. Segundo a secretária, somente no período de agosto a outubro de 2013, no universo de 250 alunos assistidos pelo programa, 170 conseguiram superar tais dificuldades.

________________

Prefeitura de Itabuna

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui