Itabuna: Mercado da Carne do Centro Comercial será revitalizado

A Prefeitura de Itabuna em parceria com feirantes do Centro Comercial de Itabuna inicia, nesta sexta-feira, a revitalização do Mercado da Carne para atender às normas da Portaria nº 304 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em uma das principais feiras-livres do município. A obra resulta de encontro realizado na quarta-feira, no Centro Administrativo Firmino Alves, entre feirantes e representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), da Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) e da Indústria, Comércio e Turismo (Sictur)

De acordo com o secretário José Humberto Martins na primeira fase será feita a limpeza e pintura dos 48 boxes e retelhamento do espaço destinado à venda de carnes bovina, caprina e suína. “Esse trabalho será concluído num prazo de 10 dias. Nessa etapa também estão previstas a constituição de uma entidade representativa dos feirants, a promoção de cursos de capacitação e a formalização dos empreendedores com objetivo de obter financiamento junto à Caixa Econômica Federal”, informa o titular da Sictur.

O Sebrae, que será um dos parceiros do projeto, vai fazer a formalização dos empreendedores, auxiliar na fundação de uma associação de feirantes e oferecer os cursos de capacitação. São medidas que possibilitarão o acesso a linhas especiais de crédito para investimentos na aquisição de câmaras frigoríficas, uma das exigências do Ministério da Agricultura e motivo de recomendação do Ministério Público Estadual (MPE).

Durante o encontro também ficou definido que feirantes e comerciantes vão se reunir na próxima segunda-feira, 15, com a gerência de negócios da CEF. “A Prefeitura está trabalhando para viabilizar a formalização e adequação da venda de carnes à Portaria do MAPA pelos comerciantes e feirantes não só do Centro Comercial, mas também daqueles que comercializam o alimento nas feiras livres dos bairros Califórnia e Califórnia”, disse José Humberto Martins.

Além de José Humberto Martins, o encontro com os feirantes para definir o início do projeto de revitalização do Mercado da Carne e as condições de armazenamento e comercialização de carnes no Centro Comercial de Itabuna contou com a participação dos secretários Marcos Monteiro (Sedur) e Lanns Almeida Filho, (Seagrima), do vereador Glaby Andrade, além de técnicos das secretarias envolvidas.

_________________

Prefeitura de Itabuna

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui