Itabuna: Jornada de Cardiologia discute avanços no tratamento das doenças cardiovasculares

Nos dias 13 e 14 de novembro, Itabuna será palco da 13ª edição da Jornada de Cardiologia do Sul da Bahia. O encontro promovido pela Regional Sul da SBC-BA (Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia) acontecerá no Auditório Paulo Bicalho da Santa Casa de Misericórdia, e reunirá profissionais de diversas cidades da região. Além trazer atualização científica, a troca de experiências através das vivências clínicas colabora no tratamento dos pacientes acometidos por problemas cardiovasculares

A preservação das doenças cardiovasculares em números

As doenças cardiovasculares (DCV`s) afetam anualmente, no Brasil, cerca de 17,1 milhões de vida. São registradas no país 300 mil mortes todos os anos em decorrência destas doenças, que podem se manifestar principalmente como infartos, derrames e mortes súbitas.

– Quase metade dos que morrem devido a doenças cardiovasculares estão no período mais produtivo da vida – entre 15 e 69 anos de idade.

– Pelo menos 80% das mortes prematuras podem ser evitadas por meio de dieta saudável, atividade física regular, restrição ao tabaco e ao álcool e pelo controle efetivo da pressão arterial.

 – A pressão alta é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Cerca de 80% das pessoas que sofrem derrame são hipertensas. 40 e 60% dos pacientes com infarto apresentam hipertensão associada.

Fatores de risco diminui as chances de ocorrência das DCV’s:

1) Controlando o colesterol:

Menos 20% de risco de derrame

Menos 25% de risco de morte

Menos 33% de risco de infarto

 

2) Controlando a pressão arterial:

Menos 15% de risco de infarto

Menos 42% de risco de derrame

 

3) Parando de fumar

Menos 50% de risco de infarto

Menos 70% de risco de morte

 

4) Perdendo peso e praticando exercícios físicos

Menos 25% de risco de diabetes

 

Cinthya Brandão/Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui