O Sindicato dos Comerciários de Itabuna divulgou um balanço informando que o comércio local não funcionará na próxima segunda-feira, dia 31 de dezembro.
De acordo com o Sindicato, cerca de 80% das lojas de Itabuna já haviam assinado acordo bilateral com os representantes dos trabalhadores no sentido de garantir o não funcionamento dos estabelecimentos neste dia, data enforcada entre o domingo,30 e o feriado de 1º de janeiro – Confraternização Universal.
“O acordo beneficia os trabalhadores, que terão um feriadão para descansar da maratona que foi o período natalino, e também aos comerciantes, que sabem que não terão boas vendas no dia 31, e que a abertura só representará desgaste e prejuízo financeiro”, afirmou Gilson Costa, presidente do Sindicato dos Comerciários.
Pelo acordo, as lojas funcionarão no sábado, 29 das 9h até às 18h, e não abrirão na segunda-feira ,31, véspera do feriado.
De acordo com o Sindicato, as empresas que ainda não assinaram o acordo poderão encontrá-lo na sede do Sindicato. (Fonte Sindicato Comerciários)
Atualizada às 11h05min
De acordo com o Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Município de Itabuna (Sindicom), oficialmente o comércio de Itabuna funcionará normalmente.
Confira o comunicado divulgado pelo Sindicom:
O SINDICOM comunica aos associados/ representados e o Comércio em geral de Itabuna que o funcionamento no dia 31/12/2012 (segunda -feira) será normal, ou seja das 08:00 as 18:00hs. No Shopping Jequitibá as lojas abrirão as 9h e encerrão às 17h.
José Adauto Vieira
Presidente
Atualizada às 11h18min
Em entrevista por telefone no programa Difusora em Revista, apresentado por Cacá Ferreira, da Rádio Difusora, o presidente do Sindicom, José Adauto, reafirmou que o comércio funcionará normalmente, e questionou o número apresentado pelo Sindicato dos Comerciários, de que 80% das lojas teriam assinado acordo.
“Esse número não corresponde com a realidade. O fato é que cada lojista terá a liberdade para decidir se abrirá ou não sua loja”, disse José Adauto.
Já o presidente do Sindicato dos Comerciários de Itabuna, Gilson Costa, também em entrevista por telefone, aproveitou para lembrar que o acordo firmado com 80% dos lojistas está garantido na legislação, e que será homologado no Ministério do Trabalho.
Fonte: Portal do Sul da Bahia