Itabuna ganha destaque nacional pelo combate à obesidade

Durante o Congresso Nacional de Cirurgia Bariátrica e Obesidade realizado em São Paulo, na semana passada, Itabuna foi destaque pelo combate à obesidade e cirurgias executadas pela Prefeitura em parceria com a organização não governamental Casa do Obeso. O projeto foi referência pelo maior número de cirurgias realizadas mensalmente em vídeo laparoscopia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com uma média de oito cirurgias mensais, o destaque nacional também rendeu créditos positivos à Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, à equipe médica, à ONG Casa do Obeso e ao Estado da Bahia. Como prêmio o município conquistou incentivo da Johnson & Johnson para um mutirão no próximo ano, quando serão realizadas 100 cirurgias bariátricas em um único mês.

“A empresa fornece os grampos cirúrgicos e sua direção ficou comovida e impressionada com o trabalho da Casa do Obeso, tendo felicitado os representantes da ONG presentes no Congresso”, explicou o presidente da Casa do Obeso, Tony Emerson. “Ficamos emocionados com o reconhecimento e a oferta de tão grande quantidade de cirurgias bariátricas. Isso mostra o bom resultado do nosso trabalho”, afirmou. Também mereceu destaque o trabalho do médico Fabricio Messias, que realiza a cirurgia em 45 minutos, pelo método by-pass gástrico.

Em oito anos de existência a ONG Casa do Obeso já realizou, em parceria com o município, 360 cirurgias, das quais 95 realizadas apenas nos últimos dois anos. Atualmente a instituição possui três mil associados, sendo 800 de Itabuna e outros 2.200 residentes em municípios da região sul do Estado. O grupo se reúne toda primeira quarta-feira do mês, às 19 horas, no auditório do Colégio CISO, no bairro de Fátima, onde são ministradas palestras, que são abertas à comunidade.

_________________

Prefeitura de Itabuna

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui