Neste ano, o município de Itabuna não teve os tradicionais festejos de Carnaval. Porém, mesmo sem festas a população que ficou na cidade teve que se preocupar com a violência.
O feriado prolongado teve seu início no sábado, 09, e foi marcado pelo terror. Durante a madrugada, Reinaldo de Jesus Brito, de 34 anos, foi assassinado num bar do bairro Novo São Caetano. De acordo com informações de testemunhas, Reinaldo tentava defender o irmão, Roque de Jesus Brito, 35 anos, de uma briga. Após o homicídio do irmão, Roque se dirigiu a delegacia para prestar depoimento e enquanto retornava para sua residência, também foi morto a tiros.
Na tarde de sábado, Anderson Nascimento de Carvalho, de 19 anos foi morto com dois tiros no bairro Sarinha. Segundo populares, os tiros eram para uma das garotas que Anderson conversava no momento em que foi morto.
Após um fim de semana violento, a segunda-feira de Carnaval foi marcada pelo homicídio do morador de rua Robert Santos da Silva, que foi morto a pedradas durante a madrugada.
Na terça-feira, 12, a adolescente Barbara Santos Rosa, de apenas 14 anos, foi baleada quando conversa com amigas no bairro Santo Antônio. De acordo com uma das amigas, Bárbara havia brigado com alguém pelo celular minutos antes dos disparos deflagrados do interior de um carro cinza.