Itabuna: Eleição para quebrar tabu(s)

Seja quem for o vencedor da disputa municipal, o itabunense terá uma eleição histórica neste domingo, 7. E não apenas pela definição do próximo prefeito.

Capitão Azevedo (DEM) poderá quebrar tabu e ser o primeiro prefeito reconduzido no colegiado de 140 mil eleitores. Se o eleito for Vane do Renascer (PRB), será o primeiro candidato a sair da Câmara de Vereadores para ocupar a principal cadeira do Centro Administrativo Firmino Alves.

Embora possibilidade mais remota a julgar pela média das pesquisas divulgadas até aqui, a eleição de Juçara Feitosa (PT) também entraria para a história por se tratar da primeira mulher prefeita por meio das urnas no município de maior força econômica do sul da Bahia.

Além de Azevedo, Juçara e Vane, também concorrem a prefeito Zem Costa (PSOL), José Roberto (PSTU) e Pedro Eliodório (PCB). Os “candidatos dos pobres” conseguiram se destacar – cada um à sua maneira – por apontar os erros das três candidaturas “ricas”. Nas pesquisas, quem alcançou melhor pontuação foi Eliodório, com 3,27% na Seculus divulgada a 16 dias do pleito.

LEGISLATIVO

Esta também será a primeira vez que os itabunenses vão às urnas para escolher 21 vereadores. Atualmente, são 13. A mudança se deu após aprovação de emenda constitucional que ampliou o número de cadeiras legislativas municipais em todo o País. São 373 candidatos considerados aptos à disputa por vaga no legislativo.

A previsão da Justiça Eleitoral é que tanto o prefeito eleito (ou reeleito) e os 21 vereadores sejam conhecidos por volta das 19h30min deste domingo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estima que até as 22h sejam conhecidos os resultados do pleito neste primeiro turno.

 

Fonte: Pimenta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui