Itabuna: Disk Dengue e unidade de pronto atendimento auxiliam no combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna alerta a população para o aumento na infestação domiciliar pelo mosquito transmissor da dengue e Chikungunya, que de 11,6% (out/2014) passou para 17,7% em janeiro, o que eleva os riscos de aumento no número de casos da doença. A orientação da Prefeitura é para que a população mantenha os cuidados básicos, colabore com a denúncia de possíveis focos e procure a Unidade de Pronto Atendimento da dengue e chikungunya assim que perceber sintomas das doenças.

Segundo a coordenação de Combate a Endemias ainda é baixo o número de moradores que seguem as orientações de prevenção. Como a maioria dos focos foi encontrada em objetos e recipientes dentro de casa ou na área da moradia, a população pode contribuir – e muito – para o combate à dengue. Entre os cuidados que devem ser tomados estão: eliminar criadouros em vasos, frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes, bebedouros em geral, material de construção e objetos no quintal, utilizar telas para vedação de caixas d’água e tanques, colocar areia em pratinhos de plantas e não lavar os reservatórios após a visita do agente.

DISK DENGUE

Como instrumento de auxílio no combate ao Aedes aegypti a população conta também, desde setembro de 2014, com o Disk Dengue: (73) 3612-8324. O serviço foi implantado para que o morador denuncie focos do mosquito, esclareça dúvidas e informe casos suspeitos. O Disk Dengue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17h30min.

O Disk Dengue se soma ao trabalho realizado pelos 111 agentes de endemias que realizam as visitas domiciliares para combate ao mosquito e bloqueio de áreas com casos confirmados. Até o início de 2013 esse bloqueio era feito em três dias, atualmente é garantido em até 24 horas. O bloqueio é feito com pulverização de inseticida e reforço nas visitas casa a casa em busca de focos.

UPA – DENGUE E CHIKUNGUNYA

A Unidade de Pronto Atendimento funciona como retaguarda da Atenção Básica e foi preparada para atender os casos de urgência e situação de assistência rápida ou emergência. São cinco médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem à disposição, atendendo de segunda a sexta-feira. A estrutura consta de três leitos e poltrona para hidratação.

A UPA está localizada no posto de saúde da antiga Fundação SESP, no centro da cidade, das 8 às 17 horas. A unidade está preparada para prestar o primeiro atendimento, fazer os exames iniciais e encaminhar o material colhido para o Laboratório Central do Estado. A orientação é para que a população fique alerta a sintomas como febre súbita muito alta, dor muito forte nas articulações, dor de cabeça e manchas na pele.

MOBILIZAÇÃO

Uma grande mobilização para mostrar à população a importância de intensificar os cuidados e a prevenção, como única forma de evitar uma epidemia da dengue está sendo preparada pela Secretaria de Saúde. A campanha deve ser lançada durante a Lavagem do Beco do Fuxico e deverá constar de materiais informativos, utilização de carros de som e visitas domiciliares com orientação no sentido de evitar a produção de larvas e mosquitos (cabeças de prego), dentro de tanques, tonéis, caixas d´água e todo material que possa acumular água.

Durante todo o ano de 2014 foram registrados 1.332 casos de dengue em Itabuna, número bem abaixo do registrado em 2013, que foi de 2573 casos, uma queda de 48%. Nos últimos dois anos não foi registrado nenhum óbito de morador de Itabuna causado pela dengue.

Fonte: Ascom da prefeitura

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui