O sábado foi movimentado nas 32 unidades de saúde de Itabuna, já que foi o dia escolhido pelo Ministério da Saúde para ser o dia “D” de vacinação contra a gripe. Somente na próxima semana o Departamento de Vigilância à Saúde do município divulga o resultado parcial da campanha, mas a diretora Larissa Pimentel adiantou que a procura pela vacina ficou dentro da expectativa.
Desde cedo que centenas de pessoas dirigiram-se as unidades de saúde para vacinar-se contra os vírus da gripe A/H1N1, A/H3N2 e influenza B, que foram os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam em todo o País no inverno passado. Entre os primeiros a garantir a dose estava o aposentado Esmerando Fernandes Santos.
Fernandes contou que desde que a campanha começou não perde a vacinação anual e falou dos benefícios que vem tendo. “Antes eu gripava com facilidade. Hoje não sofro com mais esse tipo de problema”, disse. Quem também aprovou a vacina foi a dona de casa Almerildes Marinho dos Santos, afirmando que o resultado tem sido muito bom e até incentiva os vizinhos a imunizar-se contra a gripe.
Prosseguimento
Grávida de seis meses, a dona de casa Gabriela Modesto não só correu para se vacinar, como também levou o filho de um ano e três meses. “Estou garantido saúde para minhas crianças. Há estudos do Ministério da Saúde comprovando que a imunização traz benefícios. Então, temos que fazer a nossa parte”, afirmou.
A campanha de vacinação contra a gripe em Itabuna prossegue até o dia 26 nas unidades da saúde, das 8 às 17 horas. Devem ser imunizadas pessoas com idade a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias, gestantes, mulheres em período pós-parto de até 45 dias, portadores de doenças crônicas, presidiários e profissionais da saúde.
Fonte: Radar Notícias