Itabuna: Deputada destaca os avanços da saúde pública

“O retorno da gestão plena dos recursos da saúde significa mais um importante passo na garantia de um atendimento melhor não somente para Itabuna, mas para toda a região”. O depoimento foi da deputada estadual Ângela Sousa (PSD) durante a solenidade de oficialização da retomada do também chamado comando único da Saúde em Itabuna, foi feita pelo secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, e pelo prefeito Claudevane Leite, na manhã da última sexta-feira, no auditório do Sest/Senat. Na oportunidade, Ângela Sousa destacou que nos últimos meses Itabuna vem dando um salto de qualidade no atendimento na área de saúde, com a reforma dos postos, a intensificação dos programas de combate a doenças, a reforma do Hospital de base e ainda a entrega de ambulâncias para as comunidades dos distritos.

A deputada estadual lamentou o fato de Itabuna ter perdido, há cinco anos, a gestão plena dos recursos da saúde, quando o Conselho Municipal da Saúde apontou má gestão financeira e pediu a transferência da administração para o Estado. “Mas agora, após 10 meses de perseverança e empenho da administração municipal, Itabuna volta a ter a gestão plena dos recursos da Saúde. Sabemos que não será possível fazer tudo que o itabunense precisa, mas com certeza será muito mais fácil garantir uma saúde de melhor qualidade”, avaliou a parlamentar.

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, reconheceu o empenho da deputada estadual na busca de parcerias para melhorar a saúde em Itabuna e agradeceu ao Estado pelo grande presente que recebeu. Claudevane Leite convocou as equipes a fazerem uma aliança, assumir a tarefa e a missão de resgatar a saúde no Município e na macrorregião “É um momento histórico para Itabuna. No entanto, é preciso lembrar que os recursos são os mesmos. A grande diferença é que Itabuna vai gerir de perto, fazendo fiscalização e auditorias, aqui mesmo” explicou o prefeito.

Ambulâncias – Ângela Sousa também destacou outras ações importantes que vem sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Itabuna para melhorar a qualidade e o atendimento na área de saúde. Ainda na sexta-feira a deputada estadual participou do ato de entrega de ambulâncias para as comunidades dos distritos de Itabuna. No total serão quatro ambulâncias, adquiridas com recursos próprios da Prefeitura, que estarão atendendo as comunidades rurais de Itamaracá, Mutuns Roça do Povo e dos bairros de Ferradas e Nova Ferradas, visando assegurar o atendimento de urgência e emergência aos moradores das localidades distantes do centro da cidade

A deputada estadual considera essa ação do prefeito Claudevane Leite como mais um compromisso de levar saúde para quem mais precisa. Ângela Sousa também disse que observou no olhar e na alegria dos moradores dessa comunidade o quanto essas ambulâncias significam para o povo, que antes sofriam com a falta de um transporte adequado para conduzir os pacientes nesses momentos de dor e aflição. “É muito importante para nós termos um veículo como esse à nossa disposição, pois a distância para a cidade dificulta as emergências. Estamos muito gratos e felizes”, relatou emocionado o presidente da Associação de Moradores do Bairro de Nova Ferradas, Tiago Mendonça.

 

 

 

Fonte: Ascom da deputada Ângela Sousa

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui