Cerca de 50 profissionais das áreas de Vigilância Sanitária e em Saúde iniciaram na manhã desta terça-feira ao primeiro módulo do Curso de Vigilância Sanitária em Saúde do Trabalhador. Com carga horária de 48 horas/aulas, o curso está sendo realizado no auditório da agência da Previdência Social em Itabuna, numa promoção do Centro de Referencia Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST –Itabuna).
Além de profissionais locais, o curso de capacitação abrange todos os municípios que compõem a área de jurisdição da 7ª Diretoria Regional de Saúde (Dires). Tem como objetivo qualificar os profissionais em Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (Visat).
Divido em três módulos, neste primeiro inclui palestras e mesas-redondas conduzidas por técnicos e profissionais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Secretaria de Saúde da Bahia, através da Coordenação de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (Covap) e Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast).
“Este primeiro módulo será concluído amanhã às 16 horas. No segundo módulo, os participantes irão a campo realizar a inspeção de um ambiente de trabalho em cada município onde atua. No terceiro módulo eles devem apresentar os resultados desta inspeção em um relatório”, explica a coordenadora do CEREST de Itabuna, Ângela Barros.
_________________
Prefeitura de Itabuna