Aproximadamente 1.500 cães e gatos da zona rural de Itabuna já foram imunizados contra a raiva pela Prefeitura que deu início à Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal da Saúde. Nesta etapa também serão atendidos os animais de estimação de pessoas que residentes com condomínios do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Na zona rural e nos condomínios habitacionais da cidade a vacinação segue até o próximo dia 6 de setembro, quando será realizado o Dia D de Campanha de Vacinação da Antirrábica. Para este dia, serão instalados postos de vacinação distribuídos em todos os bairros da cidade, contando com a participação de servidores públicos da Secretaria Municipal da Saúde e voluntários.
Neste ano a meta é vacinar 35 mil cães e gatos em Itabuna de acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Waldemar d’Afonseca, acrescentando que o trabalho será intensificado e ampliado para superar as 22 mil do ano passado doses de vacina contra a raiva aplicadas nos animais. “As pessoas que têm cães e gatos como animais de estimação devem estar atentas para a campanha de vacinação. A raiva é causada por vírus e é uma doença dos animais que pode ocorrer nos homens e até levar à morte”, informou.
Segundo o coordenador do CCZ, a melhor forma de prevenção contra a raiva é a vacinação de cães e gatos. “A transmissão da raiva ocorre quando o vírus existente na saliva do animal infectado entra no organismo, através da pele ou de mucosas, Isto pode se dar por mordedura, arranhadura ou lambedura. No Brasil, o principal animal que transmite a raiva para o homem é o cão”, assinala Waldemar d’Afonseca.
Fonte: Ascom da prefeitura