Itabuna: Campanha de alerta sobre o câncer de mama começa nesta quarta

Muitas mulheres prestigiaram o lançamento da campanha Outubro Rosa em Itabuna (Foto: Gabriel de Oliveira)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“A gente nunca acha que vai acontecer com a gente”. O desabafo foi feito pela assistente de nutrição Tânia Batista que há um ano luta contra um câncer de mama faz um alerta às mulheres. Tânia fez radioterapia, quimioterapia, cirurgia de retirada da mama e vai utilizar medicamentos por mais cinco anos. Em entrevista durante a abertura do Outubro Rosa na manhã desta quarta-feira, no Teatro Zélia Lessa, em Itabuna, ela reforçou que a incidência do câncer não está mais atrelada à idade.

Ao lado de outros pacientes, familiares e profissionais de saúde, que se reuniram para iniciar a campanha anual de conscientização sobre o câncer de mama, Tânia Batista comentou que a fé, o apoio da família e o diagnóstico precoce foram essenciais para o enfrentamento da doença. “Sempre busquei acreditar que tudo ia dar certo. Meu conselho para todas as mulheres é que regularmente façam os exames preventivos e procurem o médico”, orientou.

Igualmente confiante com o tratamento estava a dona de casa Lígia Maria Santana, que descobriu a doença em 2013. Ela fez alerta similar sobre a idade das pacientes. “Há muitas mulheres jovens em tratamento. Todas têm que fazer o autoexame. É preciso se cuidar, ir ao médico e fazer os exames de rotina. Hoje câncer não tem idade”, adverte.

A CAMPANHA

Este ano a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, elaborou juntamente com o Grupo Se Toque, a Rede Record, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a Ícone, um calendário com atividades diversificadas sobre saúde da mulher para as itabunenses durante todo o mês.

Serão intensificadas as atividades nas salas de espera das unidades das Redes de Atenção Básica e de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal da Saúde. Também serão realizados café da manhã, palestras, rodas-de-conversa, passeio ciclístico, atividade física e oficinas de autoestima e beleza.

Para a diretora executiva do Grupo Se Toque, Sueli Dias, a parceria com a Secretaria Municipal da Saúde é fundamental para o sucesso da campanha Outubro Rosa. “Nosso objetivo comum é conscientizar, detectar e tratar pacientes no menor tempo possível”, complementou. Sueli lembrou ainda que é preciso despertar nas pessoas a responsabilidade com a própria saúde.

A solenidade de abertura da campanha contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal da Saúde, Tatiane Luz, e da 7ª Dires, Marisa Eduane. Ainda o vereador Cesar Brandão, o presidente da CDL, Jorge Braga; o presidente da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL), Ivan Montenegro; e o médico mastologista, Urandir Riella.

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui