Itabuna: Blitzen na BR-101 vai prevenir doenças sexualmente transmissíveis

Itabuna: Blitzen na BR-101 vai prevenir doenças sexualmente transmissíveisCom o objetivo de aumentar o acesso da população aos serviços de saúde, com foco na prevenção e diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis, a Prefeitura de Itabuna por meio da Coordenação Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde – SMS vai realizar entre as 16 às 17h30 desta sexta-feira o projeto “Prevenção e Cidadania Combinam com Prazer – Blitz da Prevenção”. O trabalho será executado por técnicos do Centro de Referência Júlio Brito em parceria com a UNIME no Posto Flecha.

A ação é desenvolvida com rodas de conversa com uma abordagem descomplicada e com uma pedagogia apropriada para o espaço da rua, com distribuição de panfletos com informações sobre direitos humanos, cidadania e educação, dando-se ênfase ao cuidado com o corpo e saúde sexual aproximando essa população do Sistema Único de Saúde – SUS. A partir de amanhã, as ações desse projeto serão realizadas nas noites de sexta-feira por uma equipe de profissionais do Centro de Referência em DST/AIDS e Hepatites Virais.

Serão visitados pontos de prostituição no município, a exemplo de postos de combustíveis ao longo das rodovias federais BR-101 e 415 para o trabalho de prevenção com orientação a cerca das infecções sexualmente transmissíveis – IST e estímulo para efetivação de testes rápidos para diagnosticar HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Neste mês depois de concorrer com 106 projetos de todo o País, o trabalho científico “O Uso da Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC – Como Estratégia Para Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Redução da Sífilis Congênita: Uma Ação Positiva no Município de Itabuna”, elaborado pelo Centro de Referência em DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal da Saúde – SMS foi premiado no X Congresso de DST e VI Congresso de AIDS, realizado em São Paulo, capital. No trabalho foi apresentada a experiência desenvolvida no município para eliminação da transmissão vertical do vírus HIV e da sífilis.

O Prêmio Luiza Matida de melhor projeto no País voltado para redução da transmissão de mãe para filho foi realizado em uma ação conjunta entre o Centro DST/AIDS e Hepatites Virais da SMS, a área de Saúde da Mulher e a Vigilância Epidemiológica e após última análise, será publicado no Jornal Brasileiro de DST.

Ascom da Prefeitura de Itabuna

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui