Com seu estoque reduzido, sem condições de atender à crescente demanda, o Banco de Sangue de Itabuna convoca doadores. A unidade atende 197 municípios da região e está com estoque de sangue reduzido em todos os grupos: A, B, AB e O. “Todos os anos passamos por esta mesma dificuldade”.
“Muitas pessoas entram de férias, viajam, se envolvem nos festejos e esquecem de doar sangue. Precisamos de doações com urgência, pois este também é um período em que aumenta a demanda por transfusões”, alerta Rosildo Ribeiro, do Serviço de Captação de Doadores.
Atualmente, a unidade tem coletado 35 bolsas de sangue diariamente, mas o ideal seria 54 para fechar o mês com cerca de 1400. “No ritmo que estamos, fecharemos o mês com 700 bolsas. Essa é uma situação que se repete todos os meses, mas agora se intensificou”.
Aproveitando a passagem do Dia Internacional do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, o Banco de Sangue está em campanha para atrair doadores. Todo sangue doado atende pacientes com uma infinidade de doenças, entre eles, os falcêmicos, oncológicos, submetidos a cirurgias.
O Banco de Sangue atende não somente os hospitais da instituição, mas também a Maternidade Ester Gomes, o Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi), o Hospital de Base e hospitais de pequeno e médio porte da região, como de Ipiaú, Jequié e Gandu.
“Alguns hospitais de Itabuna tem consciência das dificuldades que enfrentamos e enviam doadores, mas outros precisam ter uma maior sensibilização com a causa”. Para doar sangue basta estar em boas condições, alimentado, ter peso superior a 50kg, ter entre 16 e 69 anos.
O Banco de Sangue funciona no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, de segunda a sexta, das 7 às 17 horas; aos sábados das 7 às 13 horas. Mais informações pelo (73) 3214-9126.
Fonte: A Região
Como fasso para doar , prescisa de autorização
Para doar