Itabuna: Banco de Sangue cadastra 2,3 mil doadores de medula óssea

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna superou a meta e cadastrou 2.339 pessoas no Registro Nacional de Doador de Medula Óssea (Redome). A expectativa era sensibilizar, pelo menos, mil doadores nos três dias de campanha, segundo a médica Regiana Quinto.

– Estamos muito felizes com o resultado. O nosso esforço valeu a pena, todos entenderam a importância deste simples ato que pode salvar vidas. Foi uma campanha linda, uma emoção muito grande ver uma imensa fila sendo formada com as pessoas querendo se cadastrar – disse Regiana.

A campanha de cadastro de doadores de medula óssea, desenvolvido pelo Banco de Sangue e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), teve apoio de clubes de serviço, Prefeitura de Itabuna, igrejas e do Blog Pimenta.

MEDULA ÓSSEA

A medula óssea é um tecido gelatinoso que fica na cavidade óssea, sendo popularmente conhecido como “tutano”. A sua função é produzir componentes do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). A doação é importante para pessoas que sofrem, por exemplo, de anemia grave ou leucemia.

Esta medula saudável será transplantada em um paciente e tem o objetivo de substituir medula doente ou deficitária. Para isso, antes é feito um teste de compatibilidade.

 

 

 

Fonte: Pimenta

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui