Itabuna: Agricultores familiares de Mutuns recebem Agricultura em Ação

Itabuna: Agricultores familiares de Mutuns recebem Agricultura em Ação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vinte produtores rurais do distrito de Mutuns receberam hoje a visita técnica de agrônomos, veterinários, ambientalistas, além do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida Filho, na abertura do Projeto Agricultura em Ação, que faz parte da primeira fase do Programa de Agroincentivo da Prefeitura de Itabuna. O objetivo é levar serviços ao campo, além de iniciar o levantamento de informações para a elaboração de um planejamento agroambiental no território.

Quatro equipes de trabalho, com 22 pessoas entre técnicos e pessoal de apoio, ficarão no distrito de Mutuns até quinta-feira para atender aos agricultores. Em seguida seguirão para área conhecida como “Dos Dez”. As visitas às áreas rurais serão concluídas no próximo mês de outubro, quando serão apresentados relatórios com as ações que serão executadas em cada área vistoriada pelos participantes do Agricultura em Ação.

O secretário de Agricultura, Lanns Almeida Filho, visitou hoje quatro propriedades. “O primeiro passo são as visitas que estamos realizando. Em seguida, emitiremos um relatório para que as ações sejam construídas a partir dos problemas detectados. As outras visitas serão para atuar de acordo cada diagnóstico. Aqui temos uma área de muitas nascentes, que também estão sendo analisadas pelos técnicos do meio ambiente. Então, o trabalho é minucioso e com certeza será de muita relevância para a conservação destas matas ciliares. É uma conservação produtiva”, diz Lanns.

A ação multidisciplinar também conta com o apoio de uma equipe técnica da Ceplac, além do suporte tecnológico da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, que disponibilizou o aplicativo Open Data Kit (ODK), um pacote de ferramentas que permite a coleta e o envio de dados a um servidor online com dispositivos móveis Android, mesmo sem conexão à internet ou serviço de telefonia móvel no momento da coleta, substituindo formulários tradicionais de papel por eletrônicos.

Proprietário da Fazenda “Batista” o pequeno produtor Benício Santos Almeida conta que pela primeira vez recebeu uma equipe disposta a conhecer a realidade de sua propriedade. “Este governo realmente é o da mudança. Posso dizer isso, porque há 14 anos tenho a minha roça nesta localidade e pela primeira vez recebi técnicos, veterinários, agrônomos que me orientaram sobre as mudanças para a melhoria da secagem do cacau, reforma das barcaças, vacinação dos bovinos e controle de pragas”, explica o produtor que faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Já Genásio Ferreira de Oliveira, produtor de leite e integrante do PAA, disse que a visita mostra a responsabilidade e seriedade dos projetos no atual Governo. “Minha propriedade está toda regular. Mas, sempre é bom poder contar com um suporte técnico. Saber o que precisa ser modificado e melhorado para o aumento da produção. Isso mostra a seriedade do trabalho da Secretaria da Agricultura de Itabuna e sua preocupação em realizar um serviço de qualidade para nós pequenos agricultores”, conta satisfeito.

A satisfação também pode ser notada no filho de agricultor e também produtor rural George Caldas que atualmente é vice-presidente da Associação do Pequenos Agricultores de Mutuns – Reviver. “A associação, que hoje conta com 41 associados em apenas quatro anos, luta junto aos órgão competentes em busca de melhoria para pequenos agricultores. Com a Prefeitura, através da Seagrima, já conseguimos patrolamento e encascalhamento da estrada e, mais recentemente, a doação de quatro mil mudas de cacau. Nossa meta é conquistar mais e mais. Hoje podemos contar com uma Secretaria realmente atuante ”, comemorou.

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui