A secretária de Cultura Esporte e Lazer Ana Kelly Chaves esteve em Salvador cuidando dos últimos ajustes para a comemoração de 34 anos de emancipação política de Itabela e aproveitou para presenciar a assinatura, pelo presidente Lula e pela ministra Margareth Menezes, do decreto que regulamenta a Lei Paulo Gustavo, medida do governo federal que estará destinando mais de R$3,8 bilhões em investimentos na cultura do país! Neste momento marcante, a Concha Acústica de Salvador, local tradicional e de grande importância histórica, foi escolhida para sediar este ato tão significativo para a cultura!
A deputada Claudia Oliveira e a vereadora Vânia Santana também estiveram presentes neste momento histórico junto a secretária, representando os artistas e apreciadores da cultura de nossa região durante a implementação desta nova lei que promete repaginar e mudar as dimensões da cultura em todo o País.
A secretária Ana Kelly Chaves reafirmou o impacto que esta nova Lei pode ter no município: “Itabela, apesar de ter apenas 34 anos de emancipação política, é uma cidade de grande relevância e representatividade na região, principalmente na cultura. Temos grupos culturais reconhecidos e premiados. A chegada deste incentivo federal representa uma nova oportunidade para Itabela, de investir nesse histórico de sucesso na cultura e ajudar os artistas locais a mostrarem o seu trabalho e desenvolver sua arte. Toda a equipe da Secretaria de Cultura estará focada, estudando e buscando criar este espaço e gerar oportunidades para que a população do nosso município possa usufruir desta novidade”, afirmou a secretária.
O prefeito de Itabela Luciano Francisqueto também adicionou: “A cultura de Itabela é riquíssima, temos artistas e artesãos de extremo talento e uma história belíssima de conquistas na área. Estamos finalizando os preparativos para comemorar os 34 de emancipação política de Itabela com muita alegria no nosso ARRAIABELA, trabalhando e cuidando em manter as tradições do nosso município e espero que está nova lei também possa beneficiar nossa população trazendo mais investimento na cultura dentro do município”, pontuou o prefeito.
A Lei garante o maior orçamento ao setor cultural da história do Brasil. Para a Bahia, o primeiro estado a receber os recursos, serão destinados um total R$ 286 milhões, que tem por objetivo incentivar e desenvolver as ações culturais em todo o nosso território de identidade. É a cultura mais forte em Itabela e em toda a nossa região.