Itabatã recebe ação entre uma das diversas frentes de combate ao trabalho infantil

Itabatã recebe ação entre uma das diversas frentes de combate ao trabalho infantil
Itabatã recebe ação entre uma das diversas frentes de combate ao trabalho infantil. Fotos: Ascom

O enfrentamento do trabalho infantil exige a articulação de várias políticas públicas, e como estratégia de atuação nessa campanha, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Mucuri realizou na segunda-feira (13) momentos de diálogo sobre as diversas formas de trabalho infantil, como trabalho doméstico, trabalho na lavoura, venda de balas, entre outras que retiram direitos essenciais para a infância de muitas crianças.

Neste domingo (12) foi celebrado o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. Assim, a equipe do CREAS e CRAS se uniram como proposta da OIT de convocar a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e líderes políticos a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

O objetivo é sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.Itabatã recebe ação entre uma das diversas frentes de combate ao trabalho infantil

Como símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil, o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja), representa o sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone ainda simboliza movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

Um importante equipamento da Assistência Social é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que também realizou uma Oficina com famílias atendidas, trabalhando a temática em questão, com alusão ao dia 12 de junho e o trabalho infantil. Além dessas ações específicas, a equipe saiu pelas ruas do distrito de Itabatã, inclusive em locais que são potenciais focos do trabalho infantil, como oficina mecânica, por exemplo, para trabalhar a conscientização e apoio à Campanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui