Istambul 3

Istambul 3

Visitamos um centro cultural do islamismo, onde assistimos uma palestra muito boa.
O palestrante é brasileiro, sorte nossa, que vive em Istambul há quatro anos, convertendo-se para o islamismo. Nesta palestra, informou que as mesquitas são vazias, sem imagem nenhuma, pois ninguém viu a face de Deus.

Aqui em Istambul não existem mendigos, as próprias famílias cuidam de seus parentes, nem furtos, qualquer roubo a pessoa é linchada. O islã é uma religião abraâmica monoteísta centrada no Alcorão e nos ensinamentos de Maomé. Os adeptos do Islã, chamados de muçulmanos, totalizam aproximadamente 1,9 bilhão* de pessoas em todo o mundo e são a segunda maior população religiosa do mundo depois dos cristãos, advoga a crença unicamente em Allah.

Os muçulmanos acreditam na onipotência e onisciência desse Deus, além de crerem que ele é o criador do Universo. O islamismo tem cinco princípios básicos: aceitar Deus como único e Mohammed como profeta; dar esmola de no mínimo 2,5% dos rendimentos para quem necessita; fazer a peregrinação até Meca ao menos uma vez na vida, caso tenha recursos; rezar cinco vezes ao dia, todos os dias; jejuar durante o Ramadã.

Islamismo é entendido como uma corrente política ideológica que usa como base a religião muçulmana, ou seja, o islamismo defende que as práticas políticas devem ser pautadas pela lógica religiosa e vice-versa.

Predomina o islamismo entre a população, como na Turquia, Marrocos, Paquistão, Catar, Senegal, Egito, Mali, Indonésia, Emirados Árabes e Líbano. São alguns dos países que mais da metade da população prática o islamismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui