Representando uma importante alternativa de diversificação da economia regional, o Agropolo do Vale do Rio das Contas, vem respondendo por uma área de aproximadamente 1.300 hectares de fruteiras, cujo valor de produção no ano passado foi em torno R$ 6.855 milhões.
O empreendimento vem trazendo forte contribuição na geração de emprego e renda. Até então já foram gerados mais de 600 empregos diretos, entretanto dentro da cadeia produtiva esses números tem efeito multiplicador. Tendo como principais incentivadores a Ceplac e o Cimurc(Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Vale do Rio das Contas), o Agropolo conta ainda com o apoio de dez outras instituições e apresenta um leque de quase uma dezena de fruteiras, embora encontre na cultura da graviola o seu carro chefe.
Coordenando o Agropolo, desde a sua implantação, há 20 anos, o pesquisador da Ceplac Antônio Carlos de Araújo, destaca que o empreendimento foi criado com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida da população através da geração de emprego e renda com um incremento sustentado dos níveis de produção e produtividade agrícola. (Giro/José Américo Castro)
Fonte: osé Américo Castro/ Giro em Ipiaú