Insuficiência renal é tema de treinamento para funcionários do Hospital de Base

alt

Repassar mais informações técnicas e experiências sobre a insuficiência renal aguda e crônica, uma doença lenta, progressiva e irreversível das funções renais e ainda, destacar a importância e como funciona o Serviço de Hemodiálise estão os principais temas de uma palestra, seguida de treinamento nesta quinta-feira, dia 9, a partir da 8 horas, no auditório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. O evento é destinado aos profissionais da unidade hospitalar referência da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna.

A palestra vai orientar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham diretamente no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital de Base, tendo como principal palestrante o médico nefrologista Rodolfo Antônio Silva Nascimento, que responsável também pela capacitação dos profissionais.

O diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Silvane Chaves, ao lembrar que em abril deste ano, o Hospital de Base ganhou o Serviço de Hemodiálise com duas máquinas, justifica a realização do evento, que considera essencial à capacitação dos profissionais da CTI. Todo o a atendimento é direcionado aos pacientes com quadro de insuficiência renal aguda internados nas enfermarias e no CTI daquela unidade hospitalar, que necessitem de tratamento por meio da hemodiálise.

O diretor Silvane Chaves destaca a importância desse tipo de serviço médico especializado, considerado como fundamental numa unidade hospitalar do porte do Hospital de Base. Atualmente a unidade hospitalar atende cerca de 5.600 pacientes por mês, tanto de Itabuna quanto de outros 168 municípios pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Serviço de Hemodiálise do Hospital de Base veio numa hora oportuna para manter e, principalmente, preservar e salvar vidas. Além disso, garante uma melhor qualidade de vida às pessoas que necessitam desse tipo de serviço por apresentarem quadro de insuficiência renal aguda ou crônica”, assinalou Silvane Chaves.

O diretor da FASI diz ainda que a instalação e implantação do Serviço de Hemodiálise no Hospital de Base de Itabuna foi uma vitória em favor da população regional. O avanço resultou do trabalho da comunidade, da Secretaria Municipal de Saúde, da Diretoria Executiva e do corpo técnico que juntos, conseguiram ampliar a oferta de serviços na rede pública e com isso assegurar o atendimento de qualidade.

Prefeitura de Itabuna

Secretaria de Comunicação Social

Texto: Rosi Barreto

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui