O edital vai destinar um aporte de R$ 500 mil para beneficiar ações rápidas de prevenção do coronavírus e de geração de renda.
Terminam na próxima segunda-feira (6/7) as inscrições para o edital emergencial de apoio ao enfrentamento dos efeitos da Covid-19, lançado pela Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), desenvolvida com o objetivo de beneficiar ações rápidas de prevenção do coronavírus e de geração de renda.
O edital vai destinar um aporte de R$ 500 mil via projetos de resposta rápida, visando buscar soluções que minimizem as dificuldades decorrentes do isolamento social, que tem afetado as atividades nas comunidades.
SERÃO CONTEMPLADAS 25 REGIÕES, ENTRE SEDES MUNICIPAIS, DISTRITOS E COMUNIDADES DE CARAVELAS, ALCOBAÇA, MUCURI, NOVA VIÇOSA, PRADO E NANUQUE. ALÉM DA BAHIA E MINAS GERAIS, A INICIATIVA TAMBÉM ABRANGE MUNICÍPIOS NOS ESTADOS DO ESPÍRITO SANTO, MARANHÃO E PARÁ. AO TODO, A PREVISÃO É APOIAR 100 PROJETOS E INICIATIVAS LOCAIS.
“Desenvolvemos o edital com a proposta de amenizar os impactos gerados pela pandemia na sociedade, fortalecendo as ações de prevenção e potencializando a geração de renda. Estamos mais unidos neste momento delicado, renovando diariamente nosso compromisso com a sociedade”, enfatiza Douglas Peixoto, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano.
A ação está alinhada com os Direcionadores de Cultura da Suzano, dentre eles o de que “só é bom para nós se for bom para o mundo”. A estratégia reforça o comprometimento da companhia em construir um lugar melhor para todos, sendo protagonistas na evolução da sociedade.
Duas linhas de apoio vão nortear o edital. A primeira delas é destinada às ações de prevenção e combate à Covid-19 que priorizam a redução de contaminação, além de minimizar os problemas sociais e de saúde. Na segunda linha de apoio são consideradas primordiais as iniciativas de geração de emprego e renda no meio urbano e rural.
O processo seletivo é composto por cinco etapas, sendo avaliados critérios como viabilidade, relevância e impacto da iniciativa. As propostas deverão ser encaminhadas por meio de formulário eletrônico, disponível no link: https://forms.gle/jy62ytXv8P1ecpya8. A divulgação do resultado está prevista para o dia 13 de julho.
As dúvidas devem ser enviadas no e-mail: [email protected].
Quem pode participar
- Organizações da Sociedade Civil com atuação local (associação de produtores rurais; associação de apicultores; associação de pais e mestres; associação de moradores; organizações com finalidade social; dentre outros). Exceto organizações religiosas.
- Cooperativas (cooperativas de produtores, de serviços, de catadores de resíduos, etc.). Exceto cooperativas de crédito.
- Microempreendedores individuais (MEIs) constituídos há, pelo menos, 6 (seis) meses.
- Pequenas empresas cadastradas no Simples Nacional (padarias, borracharias, mercearias, bicicletarias, lanchonetes, etc.) com faturamento anual de até 100 mil reais.
O objetivo do edital é atingir o maior número possível de instituições que auxiliem a diminuir os impactos negativos gerados pela Covid-19. Por isso, é proibido que os recursos doados pela Suzano sejam gastos com: Armas ou munições; Jogos de azar; Pagamento de dívidas; Bebidas alcóolicas; Cestas básicas; Aquisição de veículos; Atividades que promovam interesses eleitorais, partidários ou religiosos; Atividades que provoquem aglomerações.
Regiões contempladas na Bahia e Minas Gerais
Bahia
- Alcobaça: Sede municipal, Distrito de São José, Comunidade de Sossego, Comunidade de Portela e Comunidade de Pedra D’Água II.
- Caravelas: Sede municipal, Distrito de Juerana e Distrito de Rancho Alegre.
- Mucuri: Sede municipal, Distrito de Itabatã, Distrito de Cruzelândia, Distrito de Nova Brasília, Distrito de 31 de Março, Distrito de Belo Cruzeiro e Distrito de Taquarinha
- Nova Viçosa: Sede municipal, Distrito de Argolo, Comunidade de Colônia Nova, Distrito de Posto da Mata e Distrito de Helvécia.
- Prado: Sede Municipal, Comunidade de Oiteiro e Comunidade de Inguaí.
Minas Gerais
- Nanuque: sede municipal, Vila Gabriel Passos.