Já estão abertas as inscrições para oficinas de Audiovisual e Diálogo sobre a estética popular e arte contemporânea, que fazem parte da programação da Mostra Itinerante de Culturas Populares. Em Itabuna, o evento acontece entre os dias 12 e 15 de maio, no Centro de Cultura Adonias Filho. Os interessados em participar das oficinas podem se inscrever gratuitamente no site www.mostraculturaspopulares.com. As vagas são limitadas.
A Oficina de Audiovisual tem carga horária de 16h e será ministrada pelo Cineclube Mário Gusmão, vinculado ao curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Na programação, serão abordados temas como princípios básicos de fotografia, captação de som e imagens em movimento, iniciação ao processo de edição não linear e como avaliar o que deve compor o quadro. Os interessados em participar devem ter mais de 15 anos.
Já a Oficina Diálogo sobre a estética popular e arte contemporânea será ministrada pelo artista plástico, cenógrafo e figurinista, Roney George. Com carga horária de 12h, a oficina vai trabalhar a criação coletiva de uma instalação feita com materiais recicláveis, desenhos e pinturas, com base na estética popular e culturas brasileiras. As inscrições são para maiores de 15 anos.
Além das duas oficinas, integram a programação da Mostra Itinerante sessões de filmes gratuitas e as apresentações artísticas dos grupos Barquinha de Bom Jesus dos Pobres (de Saubara), Samba de Roda Raízes de Acupe (de Santo Amaro) e Unidos pela Periferia (de Santo Amaro). Os ingressos das apresentações artísticas custam R$ 1 e podem ser adquiridos no dia e local do evento. A programação completa já está disponível no site do evento.
A mostra
A Mostra Itinerante de Culturas Populares tem como objetivos fomentar manifestações das culturas populares brasileiras e baianas para além dos limites de suas comunidades de origem. O evento já aconteceu em Salvador, nos dias 30 e 31 de março e 2 de abril, e em Santo Amaro, de 14 a 17 de abril. A mostra conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].