Inocente aos olhos de Deus

“Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!” (Salmos 32.2)

Para ser feliz de verdade é preciso ser inocente aos olhos de Deus. Mas como poderia ser isso? Como poderia alguém ser livre de culpa diante Daquele que conhece o mais profundo do nosso coração? Mesmo aquilo que nós mesmos ignoramos? A partir da fé cristã podemos pensar em “inocência”, ausência de culpa, na vida humana. Isso envolve dois aspectos: a justificação por meio de Cristo e o compromisso pessoal com uma nova vida. Para ser felizes precisamos dessas duas faces da moeda chamada “salvação”.

Por causa da morte do Cristo, que é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29) recebemos o perdão que nos livra da culpa aos olhos de Deus. Ser inocente na fé cristã é ser perdoado. Não há outro tipo de inocência possível a pecadores. Somos beneficiários do Justo – Cristo. Nele somos justificados (Rm 5.1). Sendo perdoados devemos aprender a nos “descompromissar” com o mal, com o pecado. Devemos crescer em ética, retidão e justiça, dizendo “não” a nós mesmos sempre que houver divergência entre o que queremos e o que Deus aprova (Ef 4.17-32). E todos sabemos quantos conflitos desse tipo ocorrem em nosso dia-dia!

Seremos tanto mais felizes quanto crermos e nos apropriarmos dessa fé em Cristo que perdoa e justifica, sendo a Ele devotados e nele confiando como nosso Salvador. Mas é também preciso que, nessa fé, cresçamos na experiência de viver de forma nova, diferente, conforme o padrão do Reino de Deus. Se é o que queremos, devemos buscar diariamente comunhão com Cristo. A confissão de pecados deve ser constante e a resistência ao mal, um padrão. É nisso, nessa vida nova pela fé em Cristo que reside o segredo de uma felicidade do tipo e tamanho que buscamos. No que depende de Deus, ela não nos faltará. Viva hoje para ser feliz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui